Oficinas Clínicas do Cuidado: Narrativas e (Re)Construção de Sentidos para o Trabalho em Saúde

Conteudo não informado

1. Objetivos do curso
Este curso, voltado para profissionais do SUS e de outros serviços públicos que exerçam funções de cuidado, tem como objetivo contribuir com a compreensão e (re)construção de sentidos acerca das questões ligadas à dimensão (inter) subjetiva do trabalho em saúde e da produção do cuidado. Através do desenvolvimento de oficinas clínicas psicossociológicas, apoiadas em processos grupais e na utilização de casos como dispositivos de intervenção nos processos de trabalho em saúde, pretende-se favorecer a discussão das experiências do cotidiano assistencial, oportunizando o reconhecimento e elaboração dos diferentes elementos que envolvem a cena clínica e influenciam, de diversas maneiras, a relação com os pacientes e os colegas, bem como o resultado terapêutico.

2. Perfil do Candidato
O curso se destina aos alunos do 2º ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP/FIOCRUZ e outros profissionais de saúde ou áreas afins, de nível superior, que estejam atuando em funções assistenciais ou gerenciais em unidades de saúde do SUS, ou que exerçam funções de cuidado em outros serviços públicos.

3. Descrição do Curso
Organizado em 2 (DUAS) unidades de aprendizagem, que articulam 16 (dezesseis) sessões de trabalho, num total de 96 (noventa e seis) horas trabalhadas por via remota sincronicamente, através da plataforma digital zoom, o curso se estrutura a partir de uma dinâmica pedagógica que prevê a combinação de atividades e recursos diversos, indicados abaixo:

UNIDADE DE APRENDIZAGEM I: O cuidado em diferentes abordagens teóricas e em suas dimensões intangíveis: por uma clínica dos sujeitos e das organizações de saúde; UNIDADE DE APRENDIZAGEM II: Processos grupais e construção de narrativas: estratégias de (re) construção de sentido das práticas de cuidado e do trabalho em saúde.

Cada sessão terá a duração de 6 (seis) horas, distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. Os turnos da manhã, que integram a Unidade de Aprendizagem I, estão destinados à atividade reflexivas, em sala remota, a partir da realização de discussões de textos previamente indicados, debates e aulas expositivas. Estas últimas terão um caráter de sistematização dos conteúdos das leituras indicadas e discussões realizadas e ocorrerão nos últimos 50 (cinquenta) minutos do turno da manhã. O turno da tarde, no qual será desenvolvida a Unidade de Aprendizagem II, está voltado para o desenvolvimento de um trabalho em pequenos grupos, centrado na produção de narrativas e (re)construção de casos ou situações relacionadas ao cuidado em saúde, vividas pelos profissionais no cotidiano dos serviços de saúde onde trabalham. Tal abordagem valoriza a análise e a intervenção no nível micro e na dinâmica dos serviços de saúde, de seus grupos e sujeitos. Neste processo, são utilizados materiais literários/artísticos em geral, como trechos de romances, contos, crônicas, poesias, músicas e filmes, buscando o favorecimento da capacidade de criação, expressão e elaboração das situações ou problemas vividos pelos profissionais no cotidiano assistencial.

4. Regime e Duração
O curso tem carga horária total de 96 (noventa e seis), horas trabalhadas por via remota, através da plataforma digital ZOOM, e será ministrado semanalmente, às terças-feiras, das 09h às 12h / 14h às 17h. Início: 14/03/2023 Término: 27/06/2023

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 44 (quarenta e quatro) vagas.

Destas vagas, 20 serão destinadas à demanda livre de profissionais de saúde ou áreas afins, de nível superior, que estejam atuando em funções assistenciais ou gerenciais em unidades de saúde do SUS, ou que exerçam funções de cuidado em outros serviços públicos. (Considerados, para efeito de seleção, do grupo I) e 24 aos profissionais de saúde de nível superior que se encontram matriculados no segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (aqui considerados Grupo II para fins de seleção).