Programa de Formação em Vigilância em Saúde do Trabalhador Pernambuco

Conteudo não informado

1. Objetivo do curso
Aprimorar as ações dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), equipes de vigilância em saúde e controle social para promoção e vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora, no estado de Pernambuco, considerando a relação trabalho-saúde-ambiente e as mudanças recentes no mundo do trabalho.

2. Perfil do candidato
O Curso será destinado aos profissionais abaixo descritos:

a) Profissionais, com nível médio completo ou nível superior, das secretarias municipais de saúde do Estado de Pernambuco, dos municípios das seguintes Regiões de Saúde: Salgueiro (VII Geres), Cabrobó, Lagoa Grande e Petrolina (VIII Geres), Araripina, Ipubi Ouricuri e Trindade (IX Geres), Afogados da Ingazeira (X Geres) e Serra Talhada (XI Geres) e que atuem nas equipes de vigilância em saúde do trabalhador ou vigilância sanitária ou vigilância em saúde ou vigilância epidemiológica. Serão disponibilizadas 02 (duas) vagas por município, sendo priorizados os profissionais da Vigilância em Saúde do Trabalhador ou Vigilância Epidemiológica e Inspetor sanitário.

b) Profissionais, com nível superior, dos Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador do Estado de Pernambuco, especificamente para esta chamada, os profissionais dos Cerest Regionais de Ouricuri e de Petrolina, disponibilizadas 04 (quatro) vagas por Cerest Regional. Serão priorizados os profissionais que atendam aos seguintes critérios:

?Não terem participado de turma anterior de curso de aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador; ?Ser servidor efetivo;

c) Profissionais das VII, VIII, IX, X e XI Gerências Regionais de Saúde do estado de Pernambuco, com nível superior e vinculados à Vigilância em Saúde, com a seguinte distribuição das vagas por Região de Saúde:

?01 (uma) vaga para Vigilância Epidemiológica; ?01 (uma) vaga para Vigilância em Saúde do Trabalhador; ?01 (uma) vaga para Vigilância Sanitária.

d) Membros, com nível médio completo ou nível superior, das Comissões Intersetoriais Estadual e Municipais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) dos municípios das VII, VIII, IX, X e XI Regiões de Saúde, sendo 01 (uma) vaga para a CISTT Estadual e 02 (duas) vagas para as CISTT Municipais;

e) Membros do Movimento Sindical (representação dos trabalhadores), com nível médio completo ou nível superior, sendo selecionado por relevância do setor produtivo das regiões de saúde contempladas no curso, sendo disponibilizada 01 (uma) vaga por sindicato, totalizando 04 (quatro) vagas.

3. Descrição do curso
A Gerência de Saúde do Trabalhador, da Secretaria de Estado de Saúde de Pernambuco, demandou ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um curso de formação em vigilância em saúde do trabalhador para profissionais de saúde, vinculados a rede de saúde do Estado. Considerando o trabalho como um importante componente da determinação social da saúde de indivíduos e grupos, a Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISAT) visa a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população que vive do seu trabalho, por meio de ações que possam intervir nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos. O cenário produtivo em Pernambuco vem passando por grandes modificações, com a coexistência entre atividades produtivas historicamente importantes e tecnologias e atividades recentes. Esse novo cenário produz impacto sobre o perfil de adoecimento dos trabalhadores, exigindo uma rede de saúde qualificada para identificar as necessidades da saúde da população trabalhadora e intervir sobre ambientes e processos de trabalho. A formação é estratégica para alinhar os entendimentos e diretrizes preconizadas pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora entre os diversos atores que a compõem no estado, produzindo impactos e melhorias no funcionamento dos serviços de saúde.

4. Regime e duração
O curso tem carga horária total de 180 (cento e oitenta) horas, na modalidade presencial. Será ministrado de maio a agosto de 2024, com 4 encontros mensais, uma semana por mês. De terça-feira a quinta-feira, das 9h às 17h, com atividades de dispersão nos intervalos dos módulos. Início: 07/05/2024 Término: 08/08/2024

5. Vagas
O número máximo de vagas disponíveis para este Edital é de 35 (trinta e cinco) vagas. Ressalta-se que a Coordenação do curso não se obriga a preencher todas as vagas.

6. Inscrição
De 10 a 24/04/2024

7. Informações
A comunicação se dará, exclusivamente, por e-mail pseletivo.ensp@fiocruz.br ou pelo telefone (21) 2598-2315/2318.