Saúde Pública

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Anual

2. Objetivo Geral
Promover olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público.

3. Objetivos Específicos
- Apresentar e refletir sobre os conceitos estruturantes da saúde pública;
- Fortalecer a perspectiva de atuação do Estado na proteção social e no combate às desigualdades sociais;
- Aprofundar a compreensão dos princípios constitutivos do Sistema Único de Saúde, sua organização e enfrentamento dos desafios;
- Analisar e intervir na situação dos sistemas e nos serviços de saúde;
- Fortalecer a capacidade de identificar problemas prioritários e de propor soluções às demandas e às necessidades de saúde de forma criativa, propositiva e oportuna;
- Promover a prática de trabalho em equipe na perspectiva da atuação interprofissional;
- Promover a prática da investigação científica para a obtenção de novos conhecimentos em saúde pública;
- Reconhecer as contribuições dos diferentes saberes para a prática da saúde pública.

4. Justificativa
O Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) contribui para a formação de quadros especialistas em saúde pública e representa importante espaço para a formação dos profissionais envolvidos na organização do sistema de saúde e do processo de trabalho em saúde, bem como na redefinição das práticas de saúde.
O curso acompanha a trajetória da política de saúde brasileira desde os anos 1970 e atualiza-se mediante as necessidades de formação que se apresentam em cada conjuntura, em especial frente às mudanças ocorridas no quadro social e sanitário, bem como na organização dos sistemas e serviços de saúde.
O curso passou por uma mudança curricular importante entre os anos 1980 e 1990 com o processo de formulação e instituição do Sistema Único de Saúde. Nesses anos teve início a realização dos cursos descentralizados de saúde pública em todo o território nacional, ampliando a formação em saúde e contribuindo para o fortalecimento do projeto de consolidação de uma política nacional de saúde pública, universal e integral.
Na década de 1990, e principalmente nos anos 2000, a formação em saúde pública ampliou-se com a criação de novas áreas temáticas e especializações específicas. A formação do sanitarista mantém-se como referência de base para um conjunto de outras formações específicas e que exigem aprofundamento.
Nos anos 2000, o cenário de mudanças globais na organização política, econômica, social e sanitária acarreta em novas demandas de formação em saúde trazendo o desafio de atualização e renovação do currículo do sanitarista.
O Colegiado do CESP a partir das avaliações anuais do curso e da participação nos debates de ensino da ENSP e encontros da Redescola iniciou um conjunto de oficinas no ano de 2013 com objetivo de definir uma nova estrutura curricular, atualizada pelos desafios da formação em saúde e principalmente pela conjuntura política e social enfrentada pelo sistema público de saúde brasileiro.
O projeto de curso que ora se apresenta expressa o compromisso institucional da ENSP/Fiocruz com o sistema público e universal de saúde tendo como objetivo central da formação promover olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social.

Os princípios e pressupostos da formação que norteiam o projeto de curso são:
1. Saúde como direito humano
2.Saúde como bem público
3.Princípios do SUS (universalidade, integralidade, descentralização e participação social)
4. Enfrentamento das desigualdades (econômicas, sociais e culturais)
5. Reconhecimento das especificidades territoriais e do contexto local
6. Trabalho como produtor de vida e de organização social
7. Ética e valorização do vínculo
8. Perspectiva pedagógica crítica, dialógica e transformadora
9. Responsabilidade sócio ambiental com a humanidade

5. Concepção Pedagógica
O curso busca além de possibilitar o acesso a conhecimento atualizado sobre os conteúdos abordados, uma integração entre teoria e prática, partindo-se do princípio que o educando é um profissional provido de saberes e de vivências. Sendo sujeitos ativos na produção do conhecimento, o curso busca também propiciar aos educandos um ambiente de aprendizagem em que eles também aprendam entre si.

6. Sistema de Avaliação
Avaliação discente: O aluno será avaliado em cada uma das unidades de aprendizagem. A avaliação compreende: frequência (pelo menos 75%); fichamentos/resenhas; exercício e/ou trabalho em grupo ou individual e/ou prova (componente de avaliação opcional, a critério do professor e do coordenador). Ao final de cada unidade o aluno receberá uma nota que corresponderá à média ponderada das diferentes avaliações. Conforme o regulamento da ENSP e/ou FIOCRUZ, o aluno estará aprovado em cada bloco e na monografia/TCC quando obtiver os conceitos A, B ou C.

Avaliação docente: O docente é avaliado pelo corpo discente através de instrumento aplicado ao final de cada unidade e durante a avaliação oral espontânea e coletiva que ocorre no último encontro cada unidade. Este material é analisado pela coordenação da unidade e do curso.

Avaliação da unidade: O discente avalia o conjunto da unidade através de instrumento específico on line e da avaliação oral espontânea e coletiva que ocorre no último encontro cada unidade. Este material é analisado pela coordenação da unidade e do curso.

Avaliação do modelo pedagógico do curso: A cada dois anos através de oficina de trabalho com participação da coordenação, docentes envolvidos e discentes atuais e egressos.

1. Objetivo geral
Promover olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público.

2. Objetivos específicos
- Apresentar e refletir sobre os conceitos estruturantes da saúde pública;
- Fortalecer a perspectiva de atuação do Estado na proteção social e no combate às desigualdades sociais;
- Aprofundar a compreensão dos princípios constitutivos do Sistema Único de Saúde, sua organização e enfrentamento dos desafios;
- Analisar e intervir na situação dos sistemas e nos serviços de saúde;
- Fortalecer a capacidade de identificar problemas prioritários e de propor soluções às demandas e às necessidades de saúde de forma criativa, propositiva e oportuna;
- Promover a prática de trabalho em equipe na perspectiva da atuação interprofissional;
- Promover a prática da investigação científica para a obtenção de novos conhecimentos em saúde pública;
- Reconhecer as contribuições dos diferentes saberes para a prática da saúde pública.

3. Perfil do candidato
Profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins.

4. Descrição do Curso
A estrutura curricular é constituída por 4 (quatro) unidades de aprendizagem, sendo estas definidas como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. As unidades contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da Saúde Pública, tais como:

Unidade de Aprendizagem I: Modos de viver, adoecer e morrer no Brasil.

Unidade de Aprendizagem II: Políticas de saúde e organização de sistemas e serviços de saúde.

Unidade de Aprendizagem III: Práticas e cuidados em saúde.

Unidade de Aprendizagem IV: Pesquisa e produção de conhecimento em saúde.

5. Vagas
33 (trinta e três) vagas, sendo 27 (vinte e sete) vagas para candidatos nacionais de ampla concorrência, 03 (três) vagas para ações afirmativas e 03 (três) vagas para candidatos estrangeiros.

6. Regime e duração
O curso, com carga horária total de 690 (seiscentas e noventa) horas, distribuídas da seguinte forma: 520 (quinhentas e vinte) horas presenciais e 56 (cinquenta e seis) horas a distância e 114 (cento e quatorze) horas para elaboração do TCC.

O curso será ministrado da seguinte forma:
- Às segundas e terças-feiras, em horário integral, das 8h às 17h.

7. Inscrição
De 04/11/2019 a 10/01/2020

8. Seleção e Resultado
A seleção será realizada no período de 07/02 a 13/03/2020 e dela constarão 02 (duas) etapas.

- Primeira Etapa: prova escrita de caráter eliminatório no dia 07/02/2020;
- Segunda Etapa: análise do curriculum vitae e entrevista de caráter eliminatório e classificatório no período de 09 a 13/03/2020.

Resultado da 1ª Etapa (Prova Escrita):
Será divulgado na Plataforma SIGALS (www.sigals.fiocruz.br) em 02/03/2020, juntamente com a convocação dos candidatos para 2ª etapa da seleção informando a data, local (sala) e horário das entrevistas.

Resultado Final da Seleção:
Será divulgado, no dia 18/03/2020, a partir das 14 horas, na Plataforma SIGALS (www.sigals.fiocruz.br)

9. Matrícula
De 20 a 25/03/2020

1. OBJETIVOS DO CURSO
O Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) é um curso que acompanha a história da ENSP e expressa o compromisso institucional com o sistema público e universal de saúde. A cada ano o curso oferta vagas para a formação de profissionais interessados no desenvolvimento de habilidades que potencializem o olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, com vistas ao desenvolvimento dos sistemas públicos de saúde. Recebe tanto candidatos nacionais como estrangeiros e já formou milhares de trabalhadores que atuam na saúde, educação e outras áreas sociais.

2. PERFIL DO CANDIDATO
Profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins.

3. DESCRIÇÃO DO CURSO
A estrutura curricular é constituída por 4 (quatro) unidades de aprendizagem, sendo estas definidas como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. As unidades contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da Saúde Pública, tais como: UA I: Modos de viver, adoecer e morrer no Brasil. UA II: Políticas de saúde e organização de sistemas e serviços de saúde. UA III: Práticas e cuidados em saúde. UA IV: Pesquisa e produção de conhecimento em saúde.

4. VAGAS
33 (trinta e três) vagas ofertadas no total, sendo 27 (vinte e sete) para candidatos nacionais de ampla concorrência, 03 (três) para ações afirmativas e 03 (três) para candidatos estrangeiros.

5. REGIME E DURAÇÃO
O curso, com carga horária total de 690 (seiscentas e noventa) horas, distribuídas da seguinte forma: 576 (quinhentas e setenta e seis) horas de aulas presenciais e 114 (cento e quatorze) horas para elaboração do TCC. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, em horário integral. - Período do curso: 01/04/2019 a 30/08/2020, inclui: - Período de aulas teóricas: de 01/04/2019 a 17/12/2019; - Período de elaboração do TCC: de 01/04/2019 a 30/04/2020.

6. INSCRIÇÃO
De 07/11/2018 a 10/01/2019.

7. SELEÇÃO E RESULTADO
1ª ETAPA DA SELEÇÃO: PROVA ESCRITA (09h00 as 12h30min): 08/02/2019 RESULTADO:25/02/2019 2ª ETAPA DE SELEÇÃO: ENTREVISTA: 11 a 15/03/2019 RESULTADO: 18/03/2019

9. MATRÍCULA
De 20 a 22/03/2019.

1. OBJETIVOS DO CURSO
Promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde de nível superior (assistente social, cirurgião-dentista, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, nutricionista e psicólogo) para atuarem nas Equipes de Saúde da Família e nos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf) com desempenhos de excelência nas seguintes áreas de competência: organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando a melhoria da saúde e o bem estar dos indivíduos, suas famílias e da comunidade pautados em princípios éticos. Os objetivos específicos são: capacitar os residentes para integrar as instituições de ensino e serviços de saúde por meio de ações que visem a mudança das práticas de formação e atenção, da organização do processo de trabalho, do cuidado individual, coletivo e familiar, da formação e educação na saúde e da construção do conhecimento, a partir das necessidades dos usuários.