Este material didático é fruto de uma parceria que se desenvolveu entre o Departamento de Monitoramento e Avaliação (Demas/SE/MS) e o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP/Fiocruz), no período de 2014 a 2018, com o objetivo de qualificar a gestão pública e ampliar a transparência de suas entregas à população, incluindo a capacitação de seus servidores. Desse encontro, surgiram outros produtos, como o Curso de Especialização em Avaliação em Saúde e a proposta pedagógica Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública, que também contou com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).
O conteúdo aqui apresentado dialoga com o que foi desenvolvido naquela ocasião, mas enfatiza a articulação entre o planejamento e as ações de monitoramento e avaliação. A intenção é disseminar, por meio digital, para todos aqueles interessados na temática, as bases conceituais para a incorporação das práticas de Monitoramento e Avaliação (M&A), além de possibilitar, de forma mais efetiva, a qualificação dos profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Assume-se que monitorar e avaliar consistem em realizar análises longitudinais, que buscam produzir informações para revelar o curso ou o desenvolvimento de uma intervenção, no tempo. É necessário acompanhar o monitorado de forma periódica, por meio de observações, pareceres, coleta de dados, medições, indicadores, tabulações e compilações. O monitoramento verifica se o desenrolar das ações de um dado objetivo aponta para o alcance das metas estabelecidas.
As diferentes concepções em avaliação têm em comum a noção de que a avaliação expande os conteúdos de mensuração e da verificação do monitoramento, para determinar a relevância e a pertinência contextualizada de programas e políticas. Enquanto o monitoramento descreve ações e seus efeitos, usualmente técnicas e tangíveis, gerando hipóteses sobre fatores de contexto que possam facilitar ou dificultar a sua execução, os processos avaliativos têm como base o caráter analítico-explicativo e de apreciação, que, em contextos democráticos, são realizados de forma plural e transparente.
Avaliar, nesse sentido, é um constante descobrir e deve compreender um permanente diálogo entre os sujeitos envolvidos, ou entre quem avalia (a equipe de avaliação), o objeto da avaliação (o avaliado) e a realidade em que ambos se inscrevem (o contexto). Essa perspectiva traz a necessidade de diversificar os modelos, os métodos e o instrumental de avaliação.
Esta iniciativa faz parte de uma série de esforços para institucionalizar o M&A na prática da gestão e sensibilizar interessados em posteriores aprofundamentos no campo. Como potenciais usuários deste conteúdo destacam-se os trabalhadores que atuam na área da saúde pública, envolvidos nas atividades de gestão de políticas públicas, de planejamento, de prevenção e de controle de riscos e danos à saúde.
Gostaríamos de agradecer ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas/SE/MS) pela parceria e apoio contínuos na idealização deste conteúdo, em particular ao Dr. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, ex-diretor do Demas. Nosso agradecimento especial aos autores, pelo comprometimento e cooperação no desenvolvimento de cada tema, e também à Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP/Fiocruz ), por mais uma produção conjunta.
Para orientar seus estudos, este material está organizado em sete temas. Cada tema inicia com um convite à reflexão, para que você considere a experiência que tem em seu contexto profissional. Além de apresentar os fundamentos de monitoramento e avaliação em saúde pública, o conteúdo oferece atividades que o ajudarão a pensar sobre a sua prática. Propomos que você tenha sempre em mãos um bloco de anotações para registrar suas reflexões. Navegue pelo painel para visualizar o conteúdo.