O que você entende por objetivos estratégicos, metas e indicadores? Para que servem?
Utilize seu bloco de anotações para construir sua definição.
Neste tema, discutimos sobre os elementos fundamentais do planejamento: objetivos estratégicos, metas e indicadores. Observe que nossas discussões estão focadas na análise de conceitos e na proposição de questões para refletir e praticar, com vistas ao aprimoramento dos processos de gestão.
A seguir, vamos avançar na compreensão do significado desses termos e na importância que têm para a gestão. Vamos lá?
Um objetivo estratégico pode ser definido como um resultado desejado, para um determinado período de um plano, a partir do processamento de prioridades e escolhas políticas que orientam a administração. Eles traduzem em quais aspectos da realidade o plano pretende intervir.
Cabe destacar que estamos nos referindo a um plano estratégico, que é a “formalização” do planejamento estratégico. Ele é definido como um dispositivo que estabelece objetivos e metas, para um período determinado, e a sua elaboração considera uma análise de situação, diretrizes e indicadores (BRASIL, 2015b).
Em outras palavras, objetivos estratégicos são os desafios e compromissos que uma instituição deverá superar e atender para conseguir implementar a sua estratégia.
Na gestão, quando falamos sobre objetivos estratégicos, estamos nos referindo a mudanças que pretendemos alcançar. A sua descrição envolve as etapas de planejamento, a cargo da alta gestão, que são baseadas nos planos de governo (premissas políticas) e nas análises de situação de saúde (premissas administrativas e evidências científicas).
No Tema 2, mostramos os 16 objetivos estratégicos, relativos ao período de 2011 a 2015, que nortearam a visão do Ministério da Saúde e, em consequência, o Plano Nacional de Saúde (PNS). Agora, observe os objetivos estratégicos do PNS, para o período de 2016 a 2019 (BRASIL, 2016b).
Lembramos que os objetivos podem ser modificados a cada quatro anos.
Para saber mais sobre objetivos e planos estratégicos, sugerimos consultar:
Escolha um dos os objetivos estratégicos do PNS, 2016-2019. Com base em seus conhecimentos e experiências, faça uma análise, considerando as seguintes questões:
Utilize seu bloco de anotações para registrar suas reflexões.
Você deve ter observado que, apesar de os objetivos estratégicos serem o ponto de partida, em suas reflexões estiveram presentes, naturalmente, metas, atividades e indicadores. São elementos interligados, compondo um todo coeso, ou seja, o planejamento estratégico.
Os objetivos estratégicos expressam as mudanças esperadas; as atividades indicam o que precisamos fazer para alcançar as metas. Por sua vez, as metas e os indicadores permitem o monitoramento do que fazemos e do alcance dos objetivos propostos. Metas são medidas dessas mudanças, ou seja, os objetivos quantificados, enquanto os indicadores mensuram tanto o que faremos quanto os efeitos específicos das ações.
Um dos pontos mais importantes do plano de ação é a definição de metas e indicadores, para orientar o monitoramento do que foi pactuado. Nesta seção, utilizamos as seguintes definições:
Que tal aprofundar nosso estudo sobre eles?
Vejamos algumas de suas características:
Em relação à sua natureza, as metas podem ser classificadas em:
Para elaborar uma meta quantitativa confiável, é necessário que ela siga a estratégia SMART, descrita a seguir.
Vejamos alguns exemplos de metas que atendem a essa metodologia, previstas para serem alcançadas durante a vigência do plano.
Esses exemplos podem ser considerados metas SMART porque contemplam todos os critérios necessários:
Considerando todas as características que vimos sobre metas, resgate, em sua memória, umprocesso de planejamento que você tenha construído ou elaborado, e reflita:
Registre suas ideias no bloco de anotações.
Em suas reflexões, você certamente considerou ser muito importante que as atividades de monitoramento do plano de ação tenham visibilidade, responsabilização e sejam utilizadas para uma tomada de decisão informada. Diante disso, é fundamental dispor de uma estrutura de trabalho organizada. Como exemplo, veja a Figura 1.
Continuando nossa conversa, vejamos agora algumas definições de indicadores:
A partir dessas definições, podemos considerar algumas propriedades que caracterizam bons indicadores (BRASIL, 2018; JANNUZZI, 2012). Clique nos quadros para conhecê-las!
Deacordo com Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (BRASIL, 2018), Jannuzzi (2012) e Merchán-Hamann, Tauile Costa(2000), alguns indicadorespodem ser expressos da seguinte forma:
Vejamos alguns exemplos de indicadores retirados do PPA SAÚDE 2016–2019 (BRASIL, 2018):
Para conhecer todos os indicadores do PPA Saúde e PNS, sugerimos a leitura de:
Agora, partindo de um dos objetivos estratégicos do PNS 2016-2019, vejamos, nos exemplos a seguir, como a meta e o indicador podem ser expressos:
A partir dos conceitos e exemplos já mencionados, como podemos monitorar metas e indicadores?Para monitorar, ou seja, acompanhar sistematicamente a evolução de um plano, projeto, meta ou indicador, contamos com o auxílio de algumas ferramentas. Vamos conhecê-las?
É um sistema livre de controle, acompanhamento e avaliação de resultados, utilizado como ferramenta de monitoramento governamental. É atualizado mensalmente.
O seu preenchimento ocorre por meio do registro da evolução dos indicadores, complementado por pareceres técnicos qualitativos, relacionados à evolução de metas e aos efeitos pactuados.
Os pareceres sempre levavam em consideração o cenário atualizado, pontos críticos e recomendações para a ação. Atualmente, o e-Car continua sendo preenchido em algumas das sete secretarias.
A Figura 2 apresenta os principais relatórios e instrumentos monitorados pelo e-Car.
Principais caraterísticas do e-Car
A Tabela 1 apresenta o esquema de acompanhamento da evolução das metas dos órgãos do Ministério da Saúde, realizado em 2016.
Tabela 1 – Panorama de monitoramento de metas do Plano Estratégico do Ministério da Saúde-2016
A Sala de Apoio à Gestão Estratégica (Sage) foi instituída pela Portaria n. 406/2012, que também redefiniu o fluxo de informações para a gestão das informações estratégicas, no âmbito do Ministério da Saúde e entidades vinculadas (BRASIL, 2012).
A página da Sage compila e disponibiliza um conjunto enorme de dados, que possibilita o monitoramento e a avaliação de programas e indicadores de saúde, para acesso de qualquer pessoa (Figura 3).
Figura 3 – Página inicial da Sage
Para conhecer mais sobre:
No início deste tema, propusemos uma reflexão sobre objetivos estratégicos, metas, indicadores e suas finalidades. Que tal repensar sobre eles?
Registre suas ideias no bloco de anotações.
Ao longo deste tema, compreendemos que, para as instituições do SUS, objetivos estratégicos são desafios e compromissos assumidos para realizar mudanças, sejam na saúde da população ou no sistema de serviço de saúde. Portanto, devem ser alinhados aos preceitos constitucionais do direito à saúde e contextualizados, a fim de superar tanto os problemas técnicos como os relacionados à desigualdade do acesso à saúde, de um território.
Visto que as mudanças desejadas e em processo requerem acompanhamento, é imprescindível estabelecer metas e indicadores. São eles que possibilitam verificar o alcance dos objetivos.
O entendimento sobre essa relação é a base para compreender melhor o próximo tema, “Sistemas de monitoramento em políticas e serviços de saúde”.
Vamos prosseguir?