Programa de Residência Multiprofissional em Saúde de Família
Promover o desenvolvimento de atributos à equipe multiprofissional de saúde graduadas (enfermeiro, cirurgião dentista, farmacêutico, educador físico, assistente social, nutricionista e psicólogo), para atuar junto às equipes de saúde da família com desempenhos de excelência nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde (individual, familiar e coletivo) e nos processos de educação e formação em saúde visando à melhoria da saúde e o bem estar de pessoas individuais, suas famílias e da comunidade.
O programa terá 02 (dois) anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas e atividades práticas e teórico-práticas de formação em serviço.
A proposta deste curso foi construída com o objetivo de pensar estratégias de formação que integrem processo de trabalho e formação profissional. O processo de construção coletiva da proposta curricular foi desenvolvido com amplo debate entre os profissionais que integram a Estratégia de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro por meio de oficinas. Nestes espaços de discussão foram identificadas as categorias profissionais mais adequadas às necessidades regionais e as competências necessárias a formar o profissional em Saúde da Família.
O Programa busca desenvolver três áreas de competências: Organização do Processo de Trabalho; Cuidado a Saúde: individual, coletivo e familiar e Educação e Formação em saúde. Uma formação baseada em competências permite considerar a historicidade dos sujeitos e do seu papel de atores de mudanças sociais. Contrapondo-se às visões que consideram a aprendizagem como adaptação dos indivíduos a uma ocupação constituída, a competência profissional refere-se às formas e aos meios pelos quais o sujeito contribui, pela apropriação de sua profissão ou sua ocupação, para reproduzir ou transformá-las. Neste sentido, a relação entre processo de formação e processo de trabalho constituem uma relação de dupla transformação.
Assim, propomos trabalhar com as atividades e as capacidades de modo articulado, verificáveis pelo desempenho, aqui entendido como uma combinação de atributos que fundamentam a realização de tarefas profissionais. Os desempenhos são, assim, observáveis e, a partir desses, se infere a competência.
A concepção pedagógica adotada está baseada na articulação estreita entre a instituição formadora e o serviço em uma relação docente assistencial. Lança mão da problematização como metodologia orientadora. Nesta metodologia, o aluno/residente deve ter a capacidade de detectar os problemas reais e buscar soluções adequadas, originais e criativas, bem como apropriadas à realidade onde estão sendo empregadas. São programados momentos coletivos - vivenciais e participativos - de construção de conhecimento; debates e trabalhos em grupos, no sentido de possibilitar a revisão de práticas docentes dos membros da equipe e a definição de estratégias para a efetiva adoção da metodologia durante a implementação do curso.
Ao final do primeiro ano, a coordenação do curso enviará ao colegiado um relatório contendo o conceito alcançado pelos alunos ao colegiado. A avaliação do aluno será realizada pelos preceptores na formação em serviço na análise dos desempenhos, incluindo os seguintes indicadores: relação com a comunidade, a equipe e aos usuários, interesse científico, aprendizado dos conceitos éticos e profissionais, responsabilidade e pontualidade/assiduidade. Para as atividades teóricas e teórico-práticas serão realizados seminários ao final de cada Unidade e/ou elaboração de Mapa Conceitual; trabalhos de grupo entre outros.
Ao final do curso deverá ser apresentado um trabalho de conclusão de curso que versará sobre um relato da experiência com as reflexões sobre os processos desenvolvidos de ações a ser definido durante o desenvolvimento das atividades do curso, que será pré-requisito para obtenção do título.