Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade
Proporcionar ao médico condições teóricas e práticas para desempenhar as ações de promoção à saúde e de uma atenção individual dentro dos princípios e da missão da ESF para a Atenção Básica de Saúde/SUS. Os profissionais deverão ser competentes e resolutivos em sua área profissional específica, quanto aos aspectos clínicos individuais e visão daqueles coletivos, saber trabalhar em equipes multiprofissionais e ter uma liderança nas parcerias intersetoriais.
Espera-se que o médico adquira, de forma mais específica, competências e habilidades nas seguintes áreas:
- Prática clínica e cuidado às famílias;
- Vigilância em Saúde e Gerenciamento Local;
- Ensino e Pesquisa;
- Habilidades relativas a Sistemas de Saúde.
O programa terá 2 (dois) anos de duração, em tempo integral, com atividades teóricas e teórico-práticas (10 a 20%) e atividades práticas de formação em serviço (80 a 90%).
A formação em serviço, feita sob supervisão de preceptores, será desenvolvida junto às equipes de saúde da família em Clínicas de Família do município do Rio de Janeiro. Haverá um tutor ou docente do CSEGSF que atuará na supervisão dos médicos e preceptores.
As atividades teóricas e teórico-práticas serão desenvolvidas nas dependências da ENSP e também das Clínicas de Família onde atuam os residentes, sendo acompanhadas por docentes e pesquisadores. Essas atividades são estruturadas de forma a possibilitar a problematização da realidade, sendo o aluno o sujeito construtor de conhecimento, aprendendo e transformando a realidade individual e social.
A observação e interação com a realidade das ESF e comunidades atendidas serão necessárias para a efetiva construção da proposta pedagógica. As atividades teóricas se darão por meio de seminários, estudos de caso, aulas expositivas e discussão de artigos científicos, com ênfase nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Serão utilizadas também técnicas de dramatização e análise de vídeo-gravação de consultas para o aprimoramento das habilidades de comunicação clínica.
Considera-se como elementos fundamentais da metodologia, a integração entre a formação do aluno e a prática (treinamento em serviço), as unidades de aprendizagem por competências, a problematização da realidade, o processo de ensino e aprendizagem centrado no aluno e a avaliação baseada em desempenhos profissionais.
A avaliação envolve compromisso com a formação e o aprimoramento do processo pedagógico, para promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, respeitando a singularidade, ou seja, considerando o estilo e o ritmo de aprendizagem de cada um.
A prática da medicina pressupõe o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender, ou seja, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, para que o profissional seja capaz de enfrentar os desafios atuais e futuros.
Para estar em consonância com a formação médica voltada para a atenção integral do ser humano - em especial na Atenção Primária em Saúde - o sistema de avaliação do nosso Programa de Residência procura valorizar o aperfeiçoamento contínuo das habilidades e atitudes na mesma proporção que a aquisição de conhecimentos. Identificar fraquezas e potencialidades e saber traçar um plano para suprir suas necessidades de aprendizagem devem ser parte do caminho pedagógico a ser percorrido.
Uma avaliação formativa deve cada vez mais assumir importância no currículo. A principal maneira de pô-la em prática é garantindo um feedback efetivo sobre a prática e permitir que você revisite o cenário de dificuldades encontradas, na direção de aperfeiçoar seu desempenho. É considerada como formativa toda prática de avaliação contínua que pretenda contribuir para melhorar as aprendizagens. Feedbacks instantâneos, Portfólio Reflexivo, Mini-CEX e Feedback avaliativo trimestral são alguns dos instrumentos que utilizamos para concretizar a avaliação como um processo pedagógico.
Os estágios serão avaliados em dois momentos:
- o primeiro consta de avaliação processual no meio do estágio com feedback do preceptor ao residente sobre seu aproveitamento até então;
- o segundo momento será de avaliação final com feedback do preceptor ao residente sobre seu desenvolvimento durante todo o estágio.
Ao final, deve ser entregue um Trabalho de Conclusão de Curso, preferencialmente em forma de artigo.