CCI - COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Tem como propósito atender às demandas de todos os departamentos da Escola, sua direção e vice-direções, assim como divulgar a produção acadêmica e científica da ENSP. Para isso, a CCI conta com a produção gráfica de cartazes, cartilhas, livretos, folders e também banners e pôsteres para congressos científicos e eventos da Escola. Mantem o portal institucional da Escola, desenvolve sites de projetos e produz conteúdo jornalístico – texto, vídeo, fotografia -, divulgados diariamente através de seus boletins eletrônicos internos e externos: Fique por Dentro da ENSP e Informe ENSP, respectivamente. Além disso, realiza assessoria de imprensa, transmissão de eventos pela internet e alimenta redes sociais, blogs, comunidades virtuais e repositórios de conhecimento.

Docentes e alunos da pós-graduação também contam com a CCI para o preparo de banners, pôsteres, ilustrações, gráficos, fotografias, assim como recursos computacionais para imagens digitais e apresentações em forma eletrônica.

Em 2010, a CCI implantou mais de dez sites de projetos, através da sua equipe de programação e designer web. A área de tecnologia da CCI também é responsável pela manutenção do Portal ENSP e pelo desenvolvimento de novas áreas e produtos. Neste período, o Portal recebeu cerca de 740 mil visitas e mais de 187 mil visitantes únicos. Além do Brasil, os visitantes são provenientes de diferentes países, entre eles Portugal, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Angola, Moçambique, França, Alemanha e Suíça. Todas as informações de acesso ao Portal foram obtidas na ferramenta de análise de métricas Google Analytics.

No ano de 2011, esta coordenação desenvolveu cerca de cinco sites de projetos. Os acessos ao seu Portal chegaram a cerca de 180 mil visitantes únicos. Foram produzidas quase 2 mil reportagens, veiculadas através dos boletins eletrônicos de informação para os públicos interno e externo. A comunicação realizou 62 entrevistas especiais publicadas em seu Portal e emplacou uma média de 70 matérias nos grandes veículos de comunicação do país.

No ano de 2016, o Portal ENSP contabilizou 1.976.198 visualizações, com um total de 688.409 usuários visitando as páginas da Escola. A maioria deles provenientes do Brasil, porém muitas visitas também de usuários dos Estados Unidos, Portugal e Espanha. Deste total de visualizações de páginas, 167.090 vieram da rede social Facebook e 2.249 do Twitter. Para demonstrar o poder de alcance das redes sociais, damos como exemplo a matéria “Mestrado e doutorado 2017: inscrições a partir de 31/8”, publicada no dia 22/7/2016, que foi compartilhada 8.509 vezes no Facebook.

O Projeto Livro em Movimento doou 3.029 livros.

Neste ano foram produzidos também 732 boletins eletrônicos, com 2.340 matérias redigidas. Deste total, 101 reportagens foram de cursos da Escola e 117 específicas de defesas sobre trabalhos de especialização, mestrado e doutorado defendidos na ENSP. Foram publicadas ainda 73 matérias da ENSP veiculadas pela imprensa, além de 51 entrevistas. Outra ferramenta que contabilizou bastante acessos foi o canal da ENSP no Youtube.