Avaliação

AVALIAÇÃO DOS PROCESSOS DE ENSINO

A implantação de um sistema de auto-avaliação dos processos formativos desenvolvidos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca surge para atender à necessidade de instituir uma política de avaliação capaz de conhecer a qualidade do ensino, bem como promover mudanças necessárias à gestão da Escola. Esse sistema tem como finalidade desenvolver, implantar e gerir mecanismos de avaliação da qualidade dos processos de formação em vigência na Instituição. Considera-se, ainda, que a avaliação do ensino está associada a contextos específicos, a transformações e adaptações contínuas dos sistemas educativos, o que exige considerar a diversidade de práticas realizadas pela escola. Assim, buscamos construir um sistema de avaliação que se caracterize como um processo contínuo de sistematização e análise dos dados para identificar limites e potencialidades do ensino para estabelecer estratégias de superação de problemas relacionados à formação de pesquisadores e professores; essa proposta visa, além disso, conhecer o que se pratica em termos de ensino segundo a opinião de alunos para promover melhoria da qualidade dos processos de formação e, assim, instituir a avaliação como parte do cotidiano escolar. 

AVALIAÇÕES PROPOSTAS
1.2.1 Avaliação de disciplina dos cursos stricto sensu: aplicada aos alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu da Escola ao término de cada disciplina cursada.
1.2.2 Avaliação de curso: aplicada aos alunos que são concluintes dos cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado dos programas da Escola.
1.2.3 Estudo de egresso: considerado pelo MEC e pela CAPES como uma atividade de extrema importância no desenvolvimento de políticas educacionais no país, o acompanhamento de egressos destaca-se como um dos principais recursos para a construção de indicadores que possibilitem a definição de políticas e ações objetivando a melhor adequação dos programas à realidade de sua clientela e às demandas sociais.
1.2.4 Avaliação pelo professor: aplicar aos professores que ministraram disciplina nos cursos de pós-graduação da escola. 
Os formulários (questionários), compostos por questões fechadas e abertas, são disponiblizados em formato eletrônico, para os diferentes respondentes, os quais não são identificados. A ferramenta on line, acessada por meio de login e senha individuais,  registra e armazena as respostas individuais em base de dados institucional segura.
 

RELATÓRIOS DE DIVULGAÇÃO 
Os resultados dos dados serão divulgados em relatórios, de acordo com a sua natureza. O relatório de disciplinas é encaminhado aos respectivos professores responsáveis e coordenadores dos programas de forma a que se utilizem das informações para refletir e planejar a nova oferta de disciplina. 
Do conjunto de formulários aplicados nas disciplinas stricto sensu será elaborado um relatório global que é encaminhado à Vice-Direção de Ensino da Escola e aos coordenadores de programas. O relatório também ficará disponível no Portal do Ensino para toda comunidade escolar. De maneira semelhante, os resultados da avaliação de cursos (stricto e lato sensu) e o estudo de egressos serão encaminhados à Vice-Direção de Ensino, aos coordenadores e professores participantes dos cursos e divulgados no Portal do Ensino da Escola. 

CONTATOS
E-mail: avaliacaoensp@ensp.fiocruz.br
Telefone: 2598-2555