Estágio em Docência

O Estágio em Docência da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) caracteriza-se como um conjunto de atividades supervisionadas voltadas para os discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu relacionadas à prática docente, e visa contribuir para a formação docente do Ensino Superior no campo da saúde pública e saúde coletiva. 

Ofertado em formato de disciplinas, cabe ao discente, com a ciência de seu orientador, realizar a inscrição e participar das atividades.

Mais informações sobre as disciplinas e o processo de inscrição consulte as ementas no sistema acadêmico.

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I (teórica/prática com 4 créditos)

https://www.sigass.fiocruz.br/pub/programa/disciplina/espelho.do?codDados=29521&codTurma=61356&codP=1&espelhoPub=1

ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II (teórica/prática com 2 créditos)

https://www.sigass.fiocruz.br/pub/programa/disciplina/espelho.do?codDados=30611&codTurma=61357&codP=1&espelhoPub=1

As disciplinas Estágio em Docência I e Estágio em Docência II são obrigatórias para os doutorandos bolsistas - Capes que ingressaram a partir de 2022.1 e os doutorandos bolsistas - Capes que ingressaram antes de 2022 com pendência de horas de estágio em docência. Serão eletivas para os demais discentes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos da ENSP.

A disciplina Estágio em Docência II tem como pré-requisito o desenvolvimento e a aprovação na disciplina Estágio em Docência I.

A oferta das atividades práticas do Estágio em Docência possui critérios específicos dentre os quais destacamos: “deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando.” (Portaria 076/2010). 

A parte prática do Estágio em Docência pode ser feito: na graduação; em disciplinas dos programas de stricto sensu; em cursos de pós-graduação lato sensu e em cursos técnicos ou profissionalizantes. (Portaria GD-ENSP 020/2017).

Caso queira conhecer os instrumentos normativos que regulamentam o Estágio em Docência, acesse as portarias a seguir: 

Portaria 076/2010 - Determina o objetivo e critérios para concessão de bolsas do Programa de Demanda Social da CAPES; 

Portaria GD-ENSP 020/2017 - Regula e estabelece procedimentos para realização e acompanhamento do Estágio em Docência;

Inscrição  2023.1:

1- Acessar o formulário PARA DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I ou PARA DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II e indicar a atividade para o acompanhamento prático, que pode ser feito na graduação (em instituições públicas externas com alguma forma de associação com a Escola e compatíveis com a área da pesquisa do pós-graduando) ou em espaços de formação da ENSP e da Fiocruz, sob a supervisão de docentes servidores, no âmbito das atividades de ensino médio ou superior no campo da saúde.

Vagas em disciplinas dos programas de pós-graduação strico sensu da ENSP para as horas de prática podem ser consultadas  AQUI.

Não é permitido cursar simultaneamente a disciplina que realiza a parte prática do estágio em docência.

2- Realizar a inscrição pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA/SIEF) no prazo informado.

A efetivação da inscrição se dará pela coordenação da disciplina estágio em docência após o aceite docente para a realização da parte prática.

Mais esclarecimentos pelo e-mail para estagioemdocencia@ensp.ficruz.br. 

Coordenação da disciplina Estágio em Docência da ENSP.