O Estágio em Docência da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ) caracteriza-se como um conjunto de atividades supervisionadas voltadas para os discentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu relacionadas à prática docente, e visa contribuir para a formação docente do Ensino Superior no campo da saúde pública e saúde coletiva.
Ofertado em formato de disciplinas, cabe ao discente, com a ciência de seu orientador, realizar a inscrição e participar das atividades.
Os alunos de mestrado só poderão realizar o estágio em docência até o terceiro semestre letivo do curso e os alunos de doutorado até o sexto.
As disciplinas Estágio em Docência I e Estágio em Docência II são obrigatórias para os doutorandos bolsistas - Capes e eletivas recomendadas para os demais discentes regularmente matriculados nos programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos da ENSP.
A disciplina Estágio em Docência II tem como pré-requisito o desenvolvimento e a aprovação na disciplina Estágio em Docência I é e exclusiva para doutorandos.
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I (teórica/prática com 4 créditos)
ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II (teórica/prática com 2 créditos)
Para disciplina estágio em docência I é necessário cumprir acompanhamento prático de no mínimo 60 horas. Para disciplina estágio em docência II é necessário cumprir acompanhamento prático de no mínimo 30 horas.
Há critérios específicos para o desenvolvimento das atividades práticas do Estágio em Docência. Destacamos que “deverão ser compatíveis com a área de pesquisa do programa de pós-graduação realizado pelo pós-graduando” (Portaria 076/2010); podem ser na graduação, em disciplinas dos programas de stricto sensu, em cursos de pós-graduação lato sensu, em cursos técnicos ou profissionalizantes (Portaria GD-ENSP 020/2017) e necessitam de ciência e parecer da coordenação das disciplinas de estágio em docência.
Para conhecer os instrumentos normativos que regulamentam o Estágio em Docência, acesse as portarias a seguir:
Portaria 076/2010 - Determina o objetivo e critérios para concessão de bolsas do Programa de Demanda Social da CAPES;
Portaria GD-ENSP 020/2017 - Regula e estabelece procedimentos para realização e acompanhamento do Estágio em Docência.
Inscrição 2025.1:
1- Acessar o formulário PARA DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA I ou PARA DISCIPLINA ESTÁGIO EM DOCÊNCIA II e indicar a atividade para o acompanhamento prático, que pode ser feito na graduação (em instituições públicas externas com alguma forma de associação com a Escola e compatíveis com a área da pesquisa do pós-graduando) ou em espaços de formação da ENSP e da Fiocruz, sob a supervisão de docentes servidores, no âmbito das atividades de ensino médio ou superior no campo da saúde.
Vagas em disciplinas dos programas de pós-graduação stricto sensu da ENSP para as horas de prática podem ser consultadas AQUI
Não é permitido cursar simultaneamente a disciplina que realiza a parte prática do estágio em docência.
2- Realizar a inscrição pelo Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA/SIEF) no prazo informado.
A efetivação da inscrição se dará pela coordenação da disciplina estágio em docência após o aceite docente para a realização da parte prática.
Mais esclarecimentos pelo e-mail estagiodocencia.ensp@fiocruz.br
Coordenação da disciplina Estágio em Docência da ENSP.