Vigilância Sanitária

1. Periodicidade
Oferta ENSP - Regular - Bianual
Previsão de divulgação do edital e processo seletivo: 2º semestre de 2017
Previsão de Início do Curso: 1º semestre de 2018

2. Objetivo Geral
Formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da Vigilância Sanitária, considerando o contexto da Saúde Pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância sanitária de forma complementar, habilitando-o para atuar nos diversos níveis do sistema.

3. Objetivo Específico
Especialista capaz de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da vigilância sanitária, considerando o contexto da saúde pública e a necessidade de transformação das práticas, e de contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância sanitária.

4. Justificativa
A prática de saúde pública de competência do Estado que, no Brasil, se denomina vigilância sanitária, tem como objetivo fundamental a redução dos riscos sanitários aos quais a população está exposta. Perseguindo este objetivo, seu papel social é o de proteger e promover a saúde e intervir sobre interesses individuais, subordinando-os aos interesses coletivos. A vigilância sanitária pode ser compreendida como um potente instrumento de intervenção nas políticas de saúde e detém grande potencial de contribuir para a reorganização do sistema de saúde.
O presente curso visa contribuir mediante a qualificação profissional, considerando a atual conjuntura de estruturação e consolidação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e da descentralização das ações, segundo as diretrizes do Sistema Único de Saúde.

5. Concepção Pedagógica
O modelo pedagógico do curso é baseado em competências. As estratégias pedagógicas compreendem aulas expositivas interativas, seminários, trabalhos em grupo, estudo de caso, fichamentos, discussão de filmes, vídeos, fóruns de discussão, visitas técnicas aos serviços de vigilância sanitária e de atividades práticas. Busca-se, além de possibilitar o acesso a conhecimento atualizado sobre os conteúdos abordados, uma integração entre teoria e prática, partindo-se do princípio que o educando é um profissional provido de saberes e de vivências. Sendo sujeitos ativos na produção do conhecimento, o curso busca propiciar aos educandos um ambiente de aprendizagem em que eles também aprendam entre si. Segundo a concepção adotada, é mais importante que os alunos formulem suas perguntas do que lhes sejam providos, exclusivamente pelo curso, as informações e os conhecimentos necessários.

6. Sistema de Avaliação
Durante o curso serão realizadas avaliações do aluno, individual e em grupo, em cada unidade de aprendizagem, mediante prova e ou desenvolvimento do trabalho de conclusão. Em cada tema das unidades de aprendizagem serão propostas atividades que contribuirão para o processo avaliativo. Os alunos devem participar de todas as atividades propostas pelo curso, sendo exigido um mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência em cada unidade de aprendizagem, segundo o Regulamento de Ensino da Ensp.
Ao final de cada unidade de aprendizagem, o aluno avaliará a mesma utilizando instrumento específico da Coordenação de Ensino da Ensp. E ao final do curso, será também aplicado um instrumento global de avaliação.
Fará jus ao certificado de conclusão de curso o aluno que satisfizer aos requisitos mínimos de aprovação nas unidade de aprendizagem e que obtiver avaliação positiva da banca de avaliação após a apresentação pública (obrigatória) do Trabalho de Conclusão de Curso.

Objetivo do curso
Formar especialistas capazes de identificar, analisar e intervir nos problemas que se apresentam no campo da Vigilância Sanitária, considerando o contexto da Saúde Pública e a necessidade de transformação das práticas para o alcance de maior efetividade das ações. Contribuir para o desenvolvimento de atitudes necessárias ao desempenho ético da vigilância sanitária de forma complementar, habilitando-o para atuar nos diversos níveis do sistema.

Perfil do candidato
Profissional graduado, inserido ou não nos serviços de vigilância sanitária.

Carga horária total do curso
480 horas.

Periodicidade
Bienal.

Grade disciplinar
UNIDADE I-FUNDAMENTOS EM SAÚDE PÚBLICA. UNIDADE II- VIGILÂNCIAS DO CAMPO DA SAÚDE. UNIDADE III- VIGILÂNCIA SANITÁRIA. UNIDADE IV-METODOLOGIA CIENTÍFICA.

Inscrição
Período de 04/04/2016 a 30/05/2017. Para verificar a chamada pública (edital), como também preencher o formulário de inscrição é necessário acessar o Link Inscrição (www.sigals.fiocruz.br), modalidade: presencial, categoria: especialização, unidade: Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca- ENSP, classe:CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA.

Número de vagas
35 vagas ofertadas.

Contato Seca
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Serviço de Gestão Acadêmica ? SECA. Rua Leopoldo Bulhões, 1480 - Térreo 21041-210 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ Ligação gratuita: 0800-0230085 Tel.: (21) 2598-2558 E-mail: sigalato@ensp.fiocruz.br Horário de atendimento ao público: 8h às 16h Homepage: http://www.ensp.fiocruz.br

"Cada Classe equivale a um grupo de alunos que ingressam ao mesmo tempo em uma Turma"

1. Número de vagas
Serão oferecidas 35 vagas. A turma deverá ter no mínimo 20 alunos.

2. Regime de Funcionamento
O curso, com carga horária total de 480 horas, será ministrado durante 24 h semanais, 15 semanas, ao longo de 8 meses, às 2ª, 3ª e 4ª feiras.
Período do curso: 31/03/2014 a 05/11/2014
Período da Elaboração do TCC: 12/11/2014 a 30/04/2015

3. Perfil da Clientela
A clientela preferencial é constituída por profissionais graduados, inseridos ou não nos serviços de vigilância sanitária.

4. Titulação
A ENSP outorgará certificado, aos alunos que cumprirem os requisitos do Regulamento de Ensino da ENSP.

5. Inscrição
As inscrições estarão abertas no período de 03/12/2013 a 27/01/2014. Os candidatos deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível nesta Plataforma SIGA, o qual deverá ser impresso, assinado e encaminhado, via Correios por SEDEX, juntamente com os documentos listados abaixo:
. Formulário de Inscrição assinado (Citado acima)
. Curriculum vitae
. Histórico Escolar de Graduação
. Comprovante original de pagamento da taxa de inscrição. O boleto bancário referente à taxa de inscrição inclui a taxa de inscrição, no valor de R$30,00 (trinta reais) e a taxa referente à emissão de boleto bancário, no valor de R$3,18 (três reais e dezoito centavos). O boleto bancário será gerado após finalizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma SIGA. Não será aceito comprovante de pagamento no formato ?agendamento de pagamento?.
São considerados isentos de pagamento da taxa de inscrição servidores federais de órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, que deverão enviar, juntamente com os demais documentos exigidos na inscrição, fotocópia de contracheque recente identificando vínculo institucional e o número de matrícula SIAPE.
Observação:
1. Todos os campos do formulário eletrônico de inscrição são de preenchimento obrigatório.
2. Manter, sob sua guarda uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição, por questões de segurança e para esclarecimentos eventuais de dúvidas.
3. O simples recolhimento da taxa de inscrição na agência bancária não significa que a inscrição para a seleção do Curso tenha sido efetivada. A efetivação será comprovada através do recebimento do crédito do pagamento e do recebimento da documentação exigida.
4. Não serão aceitas inscrições fora do período e horários estabelecidos, quaisquer que sejam as razões alegadas, salvo pelo adiamento oficial do período inicialmente divulgado.
5. Somente será possível imprimir o Formulário Eletrônico de Inscrição e Boleto da taxa de Inscrição até o último dia de inscrição. O Sistema fecha à 00:00 do dia 27/01/2014, após esse horário não é mais possível imprimir os mesmos.
6. Para que sua inscrição seja homologada é necessário que a data de postagem de toda a documentação exigida seja até o dia 28/01/2014. Inscrições com documentação incompleta ou postada após o dia 28/01/2014 não serão aceitas. Será disponibilizada no SIGA (link inscrição) a relação com os nomes dos candidatos cujas inscrições foram homologadas.
Não serão fornecidas informações por telefone.
7. As fotocópias devem ser encaminhadas em papel A4 na cor branca.
Observação Geral:
Casos omissos serão analisados pela Coordenação do Curso.

6. Seleção
Será realizada de 17/02/2014 a 14/03/2014 e consistirá de duas etapas. A primeira de caráter eliminatório, consiste em análise do currículo e do histórico escolar da graduação. A segunda etapa, eliminatória e classificatória, compreende uma questão a ser respondida pelo aluno, seguida de entrevista. Análise do Currículo Vitae e histórico Escolar: 17 a 28/02/2014
Divulgação dos Aprovados para a Entrevista: 28/02/2014
Período das Entrevistas e Questão: 10 a 14/03/2014
Fica a cargo da Comissão de Seleção do curso a marcação do dia, hora e local das entrevistas.
Divulgação do Resultado Final da Seleção: 14/03/2014
O resultado será afixado no mural do Serviço de Gestão Acadêmica e divulgado nesta Plataforma SIGA. Não serão fornecidas informações por telefone.
Observação:
A documentação encaminhada pelos candidatos não-selecionados ficará disponível no Serviço de Gestão Acadêmica para retirada até 90 dias após a divulgação do resultado final da seleção.

7. Matrícula
Os candidatos selecionados deverão efetuar a matrícula no período de 17 a 21/03/2014, mediante o encaminhamento, via Correios por SEDEX, de todos os documentos exigidos, listados abaixo:
. Fotocópia autenticada e legível do diploma de graduação (frente e verso na mesma folha). Os candidatos que ainda não possuem Diploma de Graduação deverão apresentar declaração de conclusão de curso, informando data da colação de grau, já realizada, em papel timbrado, devidamente carimbada e assinada. A data desta declaração não poderá ultrapassar o período de 02 anos anteriores à data de divulgação do presente documento. Neste caso, será necessária a apresentação de declaração em que também constem a Portaria de Reconhecimento do Curso e a data de sua publicação no Diário Oficial da União.
No caso de candidato que tenha obtido sua graduação no exterior, deverá apresentar cópia autenticada de seu diploma devidamente revalidado no Brasil.
. Fotocópia autenticada e legível da Carteira de Identidade em que conste o campo naturalidade (frente e verso).
. Fotocópia autenticada e legível do CPF (frente e verso).
. Duas fotografias 3x4 com data recente.
. Fotocópia legível da Certidão de Casamento, caso haja mudança de nome em relação ao diploma de graduação.
. Comprovante original de pagamento da taxa de matrícula ? no valor de R$ 130,00 (cento e trinta reais). O procedimento para efetuar tal pagamento será informado por ocasião da divulgação do resultado final. São considerados isentos de pagamento desta taxa servidores federais de órgãos vinculados ao Ministério da Saúde, que deverão enviar, juntamente com os demais documentos exigidos na matrícula, fotocópia de contracheque recente identificando vínculo institucional e número de matrícula SIAPE.
1. Nota: As fotocópias devem ser encaminhadas em papel A4 na cor branca. O Certificado de Conclusão do Curso somente será emitido aos alunos concluintes após a apresentação pelo interessado do Diploma de Graduação ou de Curso Superior devidamente reconhecido pelo MEC.

8. Outras Informações
A ENSP não oferece bolsas de estudo.
A FIOCRUZ não dispõe de hospedagem para alunos provenientes de outros estados ou países.