Monitoramento e
Avaliação para Ações de
Planejamento e Gestão

  • Elizabeth Moreira dos Santos
  • Gisela Cordeiro Pereira Cardoso
  • Dolores Maria Franco de Abreu
  • Organizadoras
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ISBN: 978-85-8432-082-0

palavras iniciais

Apresentação

Este material didático é fruto de uma parceria que se desenvolveu entre o Departamento de Monitoramento e Avaliação (Demas/SE/MS) e o Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais (Laser/Densp/ENSP/Fiocruz), no período de 2014 a 2018, com o objetivo de qualificar a gestão pública e ampliar a transparência de suas entregas à população, incluindo a capacitação de seus servidores. Desse encontro, surgiram outros produtos, como o Curso de Especialização em Avaliação em Saúde e a proposta pedagógica Monitoramento e Avaliação para Ação em Saúde Pública, que também contou com a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS).

O conteúdo aqui apresentado dialoga com o que foi desenvolvido naquela ocasião, mas enfatiza a articulação entre o planejamento e as ações de monitoramento e avaliação. A intenção é disseminar, por meio digital, para todos aqueles interessados na temática, as bases conceituais para a incorporação das práticas de Monitoramento e Avaliação (M&A), além de possibilitar, de forma mais efetiva, a qualificação dos profissionais inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

Assume-se que monitorar e avaliar consistem em realizar análises longitudinais, que buscam produzir informações para revelar o curso ou o desenvolvimento de uma intervenção, no tempo. É necessário acompanhar o monitorado de forma periódica, por meio de observações, pareceres, coleta de dados, medições, indicadores, tabulações e compilações. O monitoramento verifica se o desenrolar das ações de um dado objetivo aponta para o alcance das metas estabelecidas.

As diferentes concepções em avaliação têm em comum a noção de que a avaliação expande os conteúdos de mensuração e da verificação do monitoramento, para determinar a relevância e a pertinência contextualizada de programas e políticas. Enquanto o monitoramento descreve ações e seus efeitos, usualmente técnicas e tangíveis, gerando hipóteses sobre fatores de contexto que possam facilitar ou dificultar a sua execução, os processos avaliativos têm como base o caráter analítico-explicativo e de apreciação, que, em contextos democráticos, são realizados de forma plural e transparente.

Avaliar, nesse sentido, é um constante descobrir e deve compreender um permanente diálogo entre os sujeitos envolvidos, ou entre quem avalia (a equipe de avaliação), o objeto da avaliação (o avaliado) e a realidade em que ambos se inscrevem (o contexto). Essa perspectiva traz a necessidade de diversificar os modelos, os métodos e o instrumental de avaliação.

Esta iniciativa faz parte de uma série de esforços para institucionalizar o M&A na prática da gestão e sensibilizar interessados em posteriores aprofundamentos no campo. Como potenciais usuários deste conteúdo destacam-se os trabalhadores que atuam na área da saúde pública, envolvidos nas atividades de gestão de políticas públicas, de planejamento, de prevenção e de controle de riscos e danos à saúde.

Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira
Professor e psicólogo na Universidade Federal do Pará (UFPA); membro do Observatório Rede de Cuidados da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer ao Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (Demas/SE/MS) pela parceria e apoio contínuos na idealização deste conteúdo, em particular ao Dr. Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, ex-diretor do Demas.​ Nosso agradecimento especial aos autores, pelo comprometimento e cooperação no desenvolvimento de cada tema, e também à Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância (CDEAD/ENSP/Fiocruz ), por mais uma produção conjunta.

Elizabeth Moreira dos Santos
Gisela Cordeiro Pereira Cardoso
Dolores Maria Franco de Abreu
Organizadoras

autores

Nutricionista; doutora em saúde pública pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz). Pesquisadora em saúde pública do Departamento de Saúde Coletiva, do IAM/Fiocruz. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Avaliação de Situações Endêmicas Regionais, do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Laser/Densp/ENSP/Fiocruz).
Nutricionista; doutora em saúde pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Professora e pesquisadora na Faculdade Cesgranrio.​
Sanitarista; mestre em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. Assistente de pesquisa no Laser/Densp/ENSP/Fiocruz. Analista de monitoramento no Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde, da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (PMA/VPPCB).
Médica-veterinária; doutora em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora colaboradora do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz. Sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). Coordenadora executiva do Curso de Especialização em Avaliação em Saúde da ENSP/Fiocruz.
Assistente social; doutora em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora aposentada do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Iesc/UFRJ). Pesquisadora colaboradora do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz.
Médica; PhD em Community Health pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (UIUC). Pesquisadora titular em saúde pública aposentada do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz. Chair do Evaluation Advisory Committee (UNAIDS, Brasil). Professora visitante da Tulane University. Professora de avaliação em saúde na Faculdade Cesgranrio.
Psicóloga; doutora em saúde coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj). Pesquisadora em saúde pública do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz. Coordenadora-Geral dos cursos de especialização e mestrado profissional em avaliação em saúde da ENSP/Fiocruz.
Socióloga; doutora em saúde pública pela ENSP/Fiocruz. Pesquisadora colaboradora do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz.
Farmacêutico; mestre em saúde pública pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Analista técnico de políticas sociais do Ministério da Saúde.
Psicóloga; doutora em saúde coletiva pela UFRJ. Pesquisadora colaboradora do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz). Técnica especialista em pesquisa na SES-RJ.
Enfermeira; mestre em ensino em biociências e saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Assistente de pesquisa do Laser/Densp/ENSP/Fiocruz. Coordenadora dos cursos de graduação e pós-graduação em enfermagem no Centro Universitário Celso Lisboa. Professora de avaliação em saúde na Faculdade Cesgranrio. Tutora do Curso de Especialização em Avaliação em Saúde da ENSP/Fiocruz.
Enfermeiro; mestre em ciências da saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Enfermeiro da Secretaria Estadual de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Orientador de aprendizagem do Curso de Especialização de Avaliação em Saúde da ENSP/Fiocruz.
Enfermeira; mestre em avaliação em saúde pela ENSP/Fiocruz. Enfermeira da SES-DF. Tutora do Curso de Especialização de Avaliação em Saúde da ENSP/Fiocruz.

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painel dos temas

Para orientar seus estudos, este material está organizado em sete temas. Cada tema inicia com um convite à reflexão, para que você considere a experiência que tem em seu contexto profissional. Além de apresentar os fundamentos de monitoramento e avaliação em saúde pública, o conteúdo oferece atividades que o ajudarão a pensar sobre a sua prática. Propomos que você tenha sempre em mãos um bloco de anotações para registrar suas reflexões. Navegue pelo painel para visualizar o conteúdo.