Saúde Coletiva e Saúde Ambiental: história e paradigmas (ENSP.90.112.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
13/03/2017 a 26/06/2017
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Ambiental , Gestão de Problemas Ambientais e Promoção da Saúde , Toxicologia Ambiental , Gestão Socioambiental e Promoção da Saúde , Gestão e Saneamento Ambiental

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 13:00 16:30

PROFESSORES

Nome
Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel

EMENTA

Apresentar elementos significativos das dimensões histórica, social, política e epistêmica associados ao surgimento, desenvolvimento e transformação do campo da saúde coletiva e da saúde ambiental no Brasil. Com este propósito, serão abordados: 1. Os modelos teóricos envolvidos na constituição do campo, a história da organização institucional e das políticas sociais e de saúde no Brasil ao longo nos séculos XIX e XX e na atualidade; história e racionalidade do modelo biomédico e do método epidemiológico; 2. As consequências da globalização, da economia e política internacional nas políticas públicas brasileiras e impacto nos determinantes sociais de saúde; ecologia política e justiça ambiental; saneamento ambiental; políticas públicas e direitos humanos; 3. Aspectos históricos da saúde pública e dos modelos de atenção à saúde no Brasil, princípios e diretrizes das políticas de saúde no Brasil, o Sistema Brasileiro de Saúde-SUS - potencialidades, limites e problemas atuais. Durante o curso busca-se a compreensão, principalmente, das relações entre ambiente e saúde, o entendimento das prioridades e a discussão de soluções viáveis no cenário da saúde pública brasileira contemporânea.

Categoria: Obrigatória para o curso de Mestrado

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos Programas Stricto Sensu da ENSP; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu; graduados.

BIBLIOGRAFIA

ROSEN, George. Uma História da Saúde Pública.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder.

_________________ O Nascimento da Clínica.

SNOW, John. Sobre a Maneira de Transmissão do Cólera.

ALIER, Joan M. O ecologismo dos pobres.

GIOVANELLA, Ligia (org). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil.