DISCIPLINA DE INVERNO - Aspectos Gerais sobre Monitoramento Ambiental: Água, Ar e Solo (ENSP.90.268.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
04/07/2022 a 08/07/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Ambiental , Toxicologia Ambiental , Gestão e Saneamento Ambiental

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 13h 17h

PROFESSORES

Nome
Fabio Veríssimo Correia
Jaime Lopes da Mota Oliveira
Renato Pereira Ribeiro

EMENTA

"Esta disciplina visa apresentar aos alunos os principais parâmetros utilizados em um programa de monitoramento de ar, solo e água. Além disso, vai apresentar alguns dos mecanismos para a elaboração de um programa de monitoramento. Serão abordados alguns tópicos importantes em estudos de monitoramento dessas matrizes e alguns dos problemas associados incluindo o planejamento amostral, a amostragem, a conservação das amostras e as análises laboratoriais. Serão mostrados ainda modelos de avaliação da qualidade dessas matrizes e meios para interpretar um resultado tendo referência a vigilância em saúde ambiental. O modelo de avaliação adotada por esta disciplina será o de apresentação de artigos em grupo sobre o tema da disciplina.

Categoria: Eletiva - Disciplina de inverno.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Graduados.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 25.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é Ser aluno de doutorado.

Observação: Disciplina ofertada no Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, com oferta de vagas no Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, Programa Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva

BIBLIOGRAFIA

"de Melo, Itamar S. e Azevedo, João L. de. Microbiologia Ambiental. Embrapa Meio Ambiente. 2ª. Edição. 2008. Jaquariúna, SP.

Baptista, Darcílio F., Buss, Daniel F. e Oliveira, Renata B. da S de. Monitoramento biológico de ecossistemas aquáticos continentais. Oecologia Brasiliensis 12(3). 2008.

Diretriz Nacional do Plano de Amostragem da Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à Qualidade da Água para Consumo Humano. 2006. (www.saude.gov.br/bvs).

Projeto CETESB ? GTZ. Amostragem do Solo. 1999.

Ide, Carlos N., Oliveira, Keila R. F. e Bezerra, Leonardo P. Sistema de Esgotamento sanitário. Coleta de amostras de água e esgoto. Guia do profissional em treinamento. Recesa.

Environmental and Pollution Science, Ian L. Pepper, Charles P. Gerba, Mark L. Brusseau. 2a. ed. Academic Press.

Química Ambiental. Colin Baird. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Applications of Environmental Chemistry. A practical guide for Environmental Professionals Eugene R. Weiner, Lewis Publishers. Chapter 2: Principles of Contaminant Behavior in the Environment.

von Sperling, Marcos. Princípios do tratamento de águas residuárias volume 7 - estudos e modelagem da qualidade da água de rios. 2008. Belo Horizonte. MG.

Programa Nacional do Meio Ambiente II (PNMA II - Fase 2). Monitoramento Ambiental. 2009. Brasília, DF.

Dermott, Henry J.. Air Monitoring for Toxic Expoures. Editora: Wiley Interscience 688p., 2a. Edição, 2004.

Khare, Mukesh. Air Pollution - Monitoring, modelling and health. Editora: InTech. 386 p., 2012"