Direitos Humanos e Saúde (ENSP.07.814.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
13/03/2018 a 26/06/2018
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Saúde, Trabalho e Ambiente

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 13:00 17:00

PROFESSORES

Nome
Aldo Pacheco Ferreira
Gabriel Eduardo Schütz
Jairo Luis Jacques da Matta
Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos
Marcia Agostini
Marcos Besserman Vianna
Maria Helena Barros de Oliveira
Marisa Chaves de Souza
Nair Monteiro Teles
Regina Maria de Carvalho Erthal
Renato José Bonfatti
Roberta Duboc Pedrinha
Rubens Roberto Rebello Casara

EMENTA

As relações entre Direitos Humanos e Saúde vêm assumindo nos últimos anos contornos de uma extensa forma imbricada de produzir espaços de construção de cidadania, de justiça e de relações mais equânimes entre os indivíduos. Neste contexto, a disciplina objetiva refletir sobre alguns aspectos que compõem o campo do conhecimento Direito Humanos e Saúde. Pretende abordar aspectos fundamentais entre as Ciências Jurídicas, Filosofia, Ciências da Saúde e as Ciências Sociais. Visa discutir os conceitos de saúde e direito sob a égide dos Direitos Humanos, destacando a construção da cidadania e a busca da justiça. Explora as relações constitutivas que se estabelecem entre disciplinas como Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Ambiental e do Trabalho, perpassando por questões como a ética, a filosofia, vulnerabilidades de grupos, as questões de gênero, saúde mental e os movimentos sociais em suas intersecções com a saúde, enquanto um direito humano. Aborda, ainda, a constituição do Sistema Único de Saúde-SUS, destacando seus aspectos legais e de organização de serviços. Pretende aprofundar análises da concepção de algumas questões levantadas pelos Direitos Humanos, debruçando-se de forma particular sobre conceitos como dignidade, cidadania e justiça. Destaca a história das Constituições Brasileiras e o conceito de constitucionalismo, de Estado Democrático de Direito, dos direitos fundamentais e sociais. Busca, então, discutir a produção do conhecimento como um espaço emancipatório, onde o encontro direito humanos e saúde pode possibilitar a construção de uma cidadania sanitária, tendo como base a ecologia de saberes. E, nesse contexto, entender o campo da saúde a partir dos direitos fundamentais da pessoa humana.

Categoria: Eletiva

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu; graduados.

BIBLIOGRAFIA

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.
A construção do SUS: histórias da Reforma Sanitária e do Processo Participativo / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
300 p. (Série I. História da Saúde no Brasil)

Butler, J. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do ?pós-modernismo?. IN: Cadernos Pagu, no. 11, 1998. p. 11 - 42. Disponível em http://www.pagu.unicamp.br/sites/www.pagu.unicamp.br/files/pagu11.02.pdf.

De Beauvoir, S. IN: O Segundo Sexo. Vintage, 1989. Disponível em http://livrosfeministas.wordpress.com/2008/01/20/o-segundo-sexo/.

Foucault, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1988.

Marques, V.L. Identidade e poder. IN: Da espetacularização à agenda política: uma leitura política do Movimento LGBT. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: PUC, 2008. (Capítulos 2 e 3). Disponível em http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=12442@1

Oliveira, M.H.B. & Vasconcellos, L.C.F. (org) Direito e Saúde: um campo em construção. Rio de Janeiro. Ediouro, 2009. 280p.

Oliveira, M.H.B. & Prudente, W. Constituição Verde, a Saúde e Direitos Humanos. In: 20 Anos da Constituição Federal: trajetória do direito ambiental. Org. Maria Collares Felipe da Conceição. Rio de Janeiro: EMERJ, 2008.

Santos, B.S. Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Editora Corteez, 2007.

Santos, B.S. Poderá o direito ser emancipatório? Coimbra/Portugal: Revista Crítica de Ciências Sociais, n.65, maio de 2003, 3-76p.

Vasconcellos, LCF & Oliveira, MHB (org.). Saúde, Trabalho e Direito ? Uma trajetória crítica e a crítica de uma trajetória. R. Janeiro: EDUCAM, 2011, 600 p.