Seminários Avançados I - Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos (ENSP.04.705.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
10/05/2021 a 19/12/2021
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 09:00 12:00

PROFESSORES

Nome
Gisela Cordeiro Pereira Cardoso
Lúcia Rotenberg
Renato José Bonfatti
Vania Reis Girianelli

EMENTA

A disciplina Seminários Avançados I se constitui como um componente essencial da área Determinação do Processo Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos, por se caracterizar como um momento didático de reflexão e debate no processo de desenvolvimento e consolidação dos projetos de dissertação dos alunos. A disciplina baseia-se em leituras, compreensão e análise crítica de textos, a partir da identificação dos elementos textuais (marco teórico, objeto, objetivos, metodologia), de forma a instrumentalizar os alunos para a construção e amadurecimento de seus projetos. O programa de atividades inclui oficinas destinadas à construção e ao acompanhamento dos projetos de dissertação.

Categoria: Obrigatória para o a área de concentração "Determinação do Processo Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos", curso de mestrado, alunos do 1º semestre do curso.

Pré-requisito: Não há.

Informações sobre as aulas: Serão semanais, em formato remoto, pelo aplicativo Zoom.

Candidatos externos: Não serão aceitos.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

BIBLIOGRAFIA

"As Ciências Sociais e a Epidemiologia: entrevista com Maria Andréa Loyola e Maurício Barreto. Introdução. In: Virginia Alonso Hortale et al. (orgs). Pesquisa em Saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2010, pp. 13-30.

BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Editora Hucitec, 1993.

BECKER, H. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

BRANDÃO, C. R. Reflexões de como fazer trabalho de campo. Sociedade e Cultura, v.10, n.1, Jan/jun, 2007, PP 11-27.

BUSS, P. Saúde Pública Hoje. In: Virginia Alonso Hortale et al. (orgs). Pesquisa em Saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2010.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DUARTE, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre o trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa, n. 115, março/ 2002, p. 139-154

FIOCRUZ/ICICT/ENSP ? Normas para apresentação de teses e dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Versão 3. 2016

FOUREZ, G. (1995) A Construção das Ciências: Introdução à Filosofia e à Ética das Ciências. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista

GOLDENBERG, M. Integração entre análise quantitativa e qualitativa. In: A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1998.

MAGALHÃES, Gildo (2005). Introdução à metodologia científica: caminhos da ciência e tecnologia. São Paulo: Ática.

MICHALISZYN, Mario Sergio e TOMASINI, Ricardo. ? Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. 3. ed. Revisada e ampliada. ? Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2a edição. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1993.

MORIN, EDGAR. Ciência com Consciência - Ed. revista e modificada pelo autor - 8"" ed. - Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

PEREIRA, J. C. R. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para ciências da saúde humanas e sociais. São Paulo: USP, 1999.

QUARESMA, V. B. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80.

QUIVY, R. & CAMPENHOUDT, L. V. (1998) Manual de Investigação em Ciências Sociais. (Trad. João Minhoto Marques, Maria Amália Mendes e Maria Carvalho) Lisboa: Gradiva.

RAMOS, CL; MARCONDES, WB. O projeto de pesquisa social em saúde: a focalização do tema, indagações e perspectivas de análise. In: Virgina Alonso Hortale et al. (orgs). Pesquisa em Saúde Coletiva: fronteiras, objetos e métodos. Rio de Janeiro, RJ: Fiocruz, 2010, pp. 173-193.

SANTOS, Antonio Raimundo dos (2006). Metodologia científica: a construção das ciências. ? 6. edição revisada ? Rio de Janeiro: DP&A.

SANTOS, BS. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados vol2, n.2, 1988. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141988000200007

TOBAR, F.; YALOUR, M.R. Como fazer tese em Saúde Pública: conselhos e ideias para formular projetos e redigir teses e informes de pesquisas. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001. (Obs. Leitura altamente recomendada. Este livro está esgotado e não será reeditado. Há uma cópia na biblioteca da ENSP para consulta e cópia.