Bioestatística Básica Usando o Ambiente Computacional R (ENSP.03.874.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
15
Período:
02/07/2018 a 06/07/2018
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 09:00 16:00

PROFESSORES

Nome
Nádia Cristina Pinheiro Rodrigues

EMENTA

A bioestatística aborda técnicas apropriadas de coleta, a apresentação, a análise e a interpretação de dados. Objetivos: capacitar o aluno para organizar seus dados de pesquisa e realizar análise de dados. Dinâmica da disciplina: aulas teóricas e práticas com utilização do ambiente computacional R. Nesta disciplina serão abordados os seguintes temas: conceitos básicos; tipos de variáveis; resumo de dados; representação gráfica; noções de inferência estatística; estimação de parâmetros; estimação por intervalos de confiança; testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos; testes de associações em tabelas de contingência; análise de variância (ANOVA); regressão linear; regressão logística.

Categoria: Disciplina eletiva de inverno

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos Programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fiocruz; alunos de outros cursos de pós-graduação stricto sensu; graduados.

BIBLIOGRAFIA

Douglas G. Altman (1991). Practical Statistics for Medical Research. London: Chapman & Hall; Peter Armitage, Berry, Matthews (2010). Statistical Methods in Medical Research.