A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul (ENSP.04.721.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 30 horas e 1 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
14/02/2022 a 18/02/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 9h 12h

PROFESSORES

Nome
Diogo Ferreira da Rocha
João Carlos Freitas Arriscado Nunes
Marcelo Firpo de Souza Porto
Marina Tarnowski Fasanello
Paulo Duarte de Carvalho Amarante

EMENTA

O curso tem por objetivo central aprofundar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. Trata-se de apresentar um pensamento alternativo de alternativas para repensar bases teóricas e metodológicas para a transição paradigmática diante da crise civilizatória da modernidade eurocêntrica. Como proposta teórica e metodológica, as Epistemologias do Sul criticam a tripla dominação (capitalista, colonial e patriarcal) do projeto moderno de matriz eurocêntrica e aposta em novas possibilidades políticas e epistemológicas a partir das experiências e lutas sociais travadas principalmente no Sul Global, contra as exclusões radicais, as diversas violências e racismos contra populações indígenas, negras, camponesas, mulheres, população LGBTI+ e moradores de periferias. Os conceitos e procedimentos principais para a construção de sociedades pós-abissais são pensamento e linha abissal, sociologia das ausências, sociologias das emergências e das emergências, justiça cognitiva, diálogo e tradução intercultural, ecologia de saberes, metodologias colaborativas não extrativistas, dentre outros. A saúde coletiva têm se apropriado de discussões conceituais e procedimentos das epistemologias do Sul de várias formas. As alternativas conceituais e procedimentos para reinventar e descolonizar a saúde coletiva têm se relacionado com áreas e temas como saúde global, promoção da saúde, saúde e ambiente, saúde mental, atenção primária, vigilância e educação popular da saúde, a crise relacionada à pandemia. No Neepes (Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde), temos nos concentrado na articulação entre as quatro justiças (social, sanitária, ambiental e cognitiva) e nas metodologias sensíveis co-labor-ativas em contextos de lutas sociais de questões envolvendo populações indígenas, conflitos ambientais e agricultura urbana pelos sem teto e periferias co0mo favelas. As aulas serão dadas por professores da ENSP/Fiocruz e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra que já desenvolvem trabalhos em parceria. Serão exploradas aulas expositivas, mesas redondas e salas de grupos menores para criar dinâmicas de maior participação e diálogo para os debates em torno de questões sugeridas ou que surjam nos grupos.

Nessa edição virtual de cinco encontros consecutivos pelas manhãs, serão privilegiados aspectos introdutórios das epistemologias do Sul e sua relevância para a saúde coletiva, dimensões filosóficas e epistemológica para a ecologia de saberes, as metodologias sensíveis co-labor-ativas no encontro entre ciência, arte e transformação social, e a questão da agroecologia/agricultura urbana como prática emancipatória. O curso permitirá a formação e intercâmbio de discentes e docentes da ENSP e FIOCRUZ como um todo com os professores do CES/Coimbra, além de interessados de outros programas de fora da Fiocruz.

Categoria: Eletiva - mini curso internacional

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto, pelo aplicativo Zoom.

Pré-requisito: Será solicitada Carta de intenção do candidato.

Candidatos externos: Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Serão aceitas inscrições de professores e docentes de universidades e cursos de pós graduação. Vagas: Serão oferecidas no mínimo 5 e no máximo 30 vagas.

Professor Internacional Convidado: Bruno Sena Martins (CES/Universidade de Coimbra).

BIBLIOGRAFIA

FASANELLO MT, NUNES JA, PORTO MF. Metodologias colaborativas não extrativistas e comunicação: articulando criativamente saberes e sentidos para a emancipação social. RECIIS 12 (4), 2018. Ver em: http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1527 https://doi.org/10.1590/s0104-12902020190297

MARTINS, BRUNO SENA (2015), "A reinvenção da deficiência: novas metáforas na natureza dos corpos", Fractal : Revista de Psicologia, 27, 3, 264-271.

MARTINS BS, SANTOS BS (2018), "Socialismo, democracia e epistemologias do Sul. Entrevista com Boaventura de Sousa Santos", Revista Crítica de Ciências Sociais, Número especial, 9-54.

NUNES JA, LOUVISON M (2020) Epistemologias do Sul e descolonização da saúde: por uma ecologia de cuidados na saúde coletiva. Saúde e Sociedade 29(3) e200563. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-12902020200563

PORTO MF, ROCHA DF, FASANELLO MT (2021). Saúde, ecoloias e emancipação: conhecimentos alternativos em tempo(s) de crise(s). São Paulo, Hucitec.

PORTO MF, MARTINS BS (2019). Repensando alternativas em Saúde do Trabalhador em uma perspectiva emancipatória. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 44:e1. http://dx.doi.org/10.1590/2317-6369000019018

PORTO, M. F. Pode a Vigilância em Saúde ser emancipatória? Um pensamento alternativo de alternativas em tempos de crise. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3149-3159, 2017.

ROCHA, D.F.; PORTO, M.F.; A vulnerabilização dos povos indígenas frente ao COVID-19: autoritarismo político e a economia predatória do garimpo e da mineração como expressão de um colonialismo persistente. In: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41407

Porto MF, Fasanello MF, Palm J, Rocha DF (2021)Emancipatory Urban Greening in the Global South: Interdisciplinary and Intercultural Dialogues and the Role of Traditional and Peasant Peoples and Communities in Brazil. Front. Sustain. Cities, 22 July 2021 | https://doi.org/10.3389/frsc.2021.686458

SANTOS, B. D. S., MENESES, M. P. G., (Orgs.) Epistemologias do Sul. São. Paulo; Editora Cortez. 2010.

SANTOS BSS. O Fim do Império Cognitivo. Coimbra: Almedina, 2018.

SANTOS BSS. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.

SANTOS, BS; Martins BS (orgs.) (2019), O pluriverso dos direitos humanos. A diversidade das lutas pela dignidade. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

SANTOS BSS (2002). A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática (Vol. 1). Cortez.

SANTOS, B. D. S. (2006). A gramática do tempo. Para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 324.

SANTOS, B. D. S., MENESES, M. P. G., & NUNES, J. A. (2004). Introdução: para ampliar o cânone da ciência: a diversidade epistemológica do mundo. In: Santos, B. S. (2005). Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais (Vol. 4). Editora Record.