DISCIPLINA DE INVERNO - Avaliação de Instrumentos Multidimensionais Usados em Epidemiologia (ENSP.80.117.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
15
Período:
16/08/2021 a 20/08/2021
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Geral

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 09:00 17:00
Todos os dias 9h 17h

PROFESSORES

Nome
Michael Eduardo Reichenheim
Yara Hahr Marques Hökerberg

EMENTA

Este é um curso sobre instrumentos e processos de aferição em epidemiologia. Tem perspectiva aplicada, abarcando os passos envolvidos no processo de desenvolvimento de um novo instrumento de mensuração. Por contiguidade, também abarca aspectos relacionados à adaptação transcultural de instrumentos desenvolvidos e consolidados fora no nosso meio social e linguisticocultural.
O curso contém 10 sessões presenciais no formato de apresentações via diapositivos (slides) com discussões abertas. Uma parte cobre uma revisão sobre os ?pilares de validade em estudos epidemiológicos? para contextualizar a importância dos processos de mensuração; um debate sobre caminhos a tomar, seja de situações em há necessidade de desenvolver instrumentos novos ou de ?somente? adaptar ferramentas já disponíveis; e introduz os passos envolvidos no desenvolvimento de um instrumento novo. Neste sentido são inicialmente visitados os conceitos de validade e confiabilidade. Também são apresentados os estimadores mais frequentemente utilizados para avaliar confiabilidade.
Na sequência, o curso cobre validade de construto ?interna?, visitando várias abordagens e procedimentos tangentes às avaliações de estrutura configural ?congruência teórico-empírica ou pertinência de itens e especificidade fatorial?; métrica ?confiabilidade de itens apreciando cargas e resíduos, redundância de conteúdo apreciando correlações residuais, validade fatorial convergente e discriminante?; e escalar ?intensidade de item, escalabilidade do item e da escala, monotonicidade, cobertura de informação, adequação de agrupamento e invariância de grupos.
Seguindo-se a uma seção cobrindo validade de construto ?externa? (via ?teste de hipótese?), na qual se apresenta uma tipologia de abordagens de complexidade crescente, o curso conclui com outra sobre aspectos particulares ao processo de adaptação transcultural. Categoria: Eletiva

Pré-requisito: Noçõess de inglês e Desejável que o aluno tenha noções de epidemiologia e estatística básica (particularmente, ANOVA). Será avaliada a carta de intenção do aluno.

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto, pelo aplicativo Zoom.

Vagas: Mínimo 07 e máximo 15.
O curso é ofertado em parceria com o IMS/UERJ. Desta forma, serão ofertadas 15 vagas no IMS/UERJ e 15 vagas na ENSP/Fiocruz, totalizando o máximo de 30 vagas. Serão necessários no mínimo 7 e no máximo 30 alunos de ambas as instituições para que o curso ocorra.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

BIBLIOGRAFIA

Brown, T. A., 2015. Confirmatory Factor Analysis for Applied Research. (2 ed.). New York:The Guilford Press.

Pett, M. A.; Lackey, N. R. & Sullivan, J. J., 2003. Making sense of factor analysis: the use of factor analysis for instrument development in health care research. Thousand Oaks, Ca: Sage Publication Ltd.

Reichenheim, M.; Hökerberg, Y. H. & Moraes, C. L., 2014a. Assessing Construct Structural Validity of Epidemiological Measurement Tools: A Seven-step Roadmap. Cadernos de Saúde Pública, 30:927-939.

Reichenheim, M. E. & Moraes, C. L., 2007a. Desenvolvimento de instrumentos de aferição epidemiológicos. In: Epidemiologia Nutricional (G. Kac, R. Schieri, & D. Gigante, ed.), pp. 227-243, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Streiner, D. L.; Norman, G. R. & Cairney, J., 2015. Health measurement scales. A practical guide to their development and use. (5 ed.). Oxford: Oxford University Press.

Wilson, M., 2005. Constructing measures. An item response modeling approach. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.