Saúde Urbana, Salubridade das Cidades, Território, Planejamento e Projetos Urbanos (ENSP.90.233.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
21/03/2022 a 27/06/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Gestão e Saneamento Ambiental

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Renata de Saldanha da Gama Gracie Carrijo
Renato da Gama-Rosa Costa
Simone Cynamon Cohen

EMENTA

A disciplina, realizada no eixo temático de promoção de ambientes saudáveis, discute o desenvolvimento urbano por meio de abordagens históricas, urbanísticas, físico-geográficas, habitacionais e ambientais na sua relação com a saúde. Estudos sobre a ?Saúde Urbana? remetem a novos significados de ?saúde? e sua relação com o ?meio urbano?. Ainda que seja considerado o contexto histórico e cultural numa abrangência de longa duração, rupturas recentes promovem novos constructos para pensar a saúde urbana. Considera-se ainda a contemporaneidade do momento vivido, a era de ?globalizações? e evoluções tecnológicas, que influenciam o modo de pensar nos campos distintos aos quais nos referimos: a saúde e o urbano, contribuindo para novas dimensões sobre o sujeito e as tecnologias. Outras dimensões imprescindíveis, que trazem abrangência ao tema, são as questões ambientais e sua relação com as doenças emergentes e reemergentes, as de saneamento das águas e as de resíduos sólidos. Portanto, nesta primeira disciplina, a composição dos textos e autores escolhidos reflete nos substratos teórico-conceituais do tema em sua inter e multidisciplinariedade.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há.

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto, pelos aplicativos Zoom e Google Meet.

Candidatos externos: Serão aceitos alunos dos Programas de SS da ENSP, Alunos de outros Programas de SS da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de SS, Graduados, universidades externas a FIOCRUZ.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 20.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado, ter conhecimento na área de saúde urbana.

Observação: Disciplina ofertada conjuntamente com o Programa de Saúde Pública.

BIBLIOGRAFIA

Silveira, Marcos Cunha da. Estudo de Impacto de Vizinhança. Condomínio do Residencial Urca. Av. Cristiano Dias Lopes, 22, Gilberto Machado, Cachoeiro de Itapemirim ? ES. Rocco, Rogerio. Estudo de Impacto de Vizinhança. 2008. 20p