Direitos Humanos, Acessibilidade, Inclusão e Emancipação de Pessoas com Deficiência (ENSP.04.810.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
20
Período:
04/08/2022 a 22/09/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quinta-feira 8h30 12h30

PROFESSORES

Nome
Armando Guimarães Nembri
Marcos Besserman Vianna
Maria Helena Barros de Oliveira

EMENTA

Breve Introdução de Direitos Humanos e Saúde; Acessibilidade Atitudinal: o que é?; As três primeiras decisões para a efetividade da inclusão; Diversidade e Inclusão: o que significam?; Epistemologia da Diversidade; Construtivismo e Andragogia; O Supremo Valor Constitucional: o Direito dos Direitos; Os ?pilares? educacionais no mundo inclusivo; ?Nada sobre nós sem nós?; As inteligências gestora, social e positiva e suas contribuições para a emancipação das PcD; A importância da Lei Brasileira de Inclusão ? LBI e do Programa Viver sem Limite; Falando de hábitos efetivos e atributos essenciais humanos; Aspectos Gerais da Diversidade das Pessoas com Deficiência ? PcD; Dimensões da Diversidade e da Inclusão; A Dimensão Sociorrelacional e seus impactos no espaço inclusivo; Por que falar sobre Educação Inclusiva?; Os ?emolduradores? do conhecimento; Inclusão e ética; Inclusão e solidariedade; Inclusão e espiritualidade; Inclusão e amor; Inclusão e comprometimento; Disrupção e Idiossincrasias; A inclusão em um mundo normótico; Falando sobre equidade; Conhecimento explícito x conhecimento potencial; O principal ?ingrediente? para o sucesso de qualquer relacionamento; A importância da comunicação não violenta e da comunicação não depreciativa para o mundo da inclusão; A prudência, a paciência, a temperança e a tolerância andam juntas?; A arte de dizer a verdade; Interiorização e exteriorização de valores; Atitudes conscientes; O principal ingrediente da inclusão: três perguntas vitais; Níveis de engajamento; A empatia com ação; O que nos faz felizes e saudáveis: um projeto de 80 anos; O papel da comunicação em um mundo verdadeiramente inclusivo; O checklist mnemônico ?café com açúcar?; O processo de mudança cultural; Saber, saber fazer e querer fazer; Os mandamentos da ética. Situação, Pensamento, Emoção e Comportamento: uma estreita ligação para a paz; Uma apresentação do mundo surdo.

Categoria: Eletiva

Pré-requisito: Não há pré-requisitos.

Informações sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu.

Vagas: No mínimo 5 e no máximo 20 vagas.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e o pré-requisito é Ser aluno de doutorado.

BIBLIOGRAFIA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ACHOR, Shawn. O jeito HARVARD de ser feliz: o curso mais concorrido da melhor universidade do mundo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Benvirá, 2012.

AMATO, Luciano (Org.). Diversidade e inclusão e suas dimensões. São Paulo, SP: Literare Books International, 2022.

BEHRING, Elaine Rossetti. Política Social: fundamentos e história. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

BOTTON, Alain. A arquitetura da felicidade. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União. Brasília, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. ________. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011. Institui o plano nacional dos direitos da pessoa com deficiência ? plano viver sem limite. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 nov. 2011b. Seção 1, p. 12. Disponível em: . Acesso em: Abr. 2015.

________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ? IBGE. 2011. Disponível em: . Acesso em : 05 mar. 2011.

________. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Brasília, DF: 2008.

Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2017.

BREGMAN, Rutger. Humanidade: uma história otimista do homem. São Paulo: Planeta, 2021.

CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos ?is?. Porto Alegre: Editora Mediação. 2005.

CARVALHO, Luiz Claudio da Costa. Lendas da identidade. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2019.

________. Removendo barreiras para a aprendizagem. Porto Alegre: Editora Mediação, 2000.

CHALITA, G. Educação: A solução está no afeto. São Paulo: Editora Gente, 2001.

CHAMINE, Shirzad. Inteligência Positiva. 15ª reimpressão. ? Rio de Janeiro: Fontanar, 2019.

COSTA, Robson Xavier da. Arteterapia & Educação Inclusiva: diálogos multidisciplinares. Rio de Janeiro: WAK, 2010.

COVEY, Stephen R. A grandeza de cada dia. Rio de Janeiro: Sextante, 2014.

________, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes. Ed. revista e ampliada. Rio de Janeiro: Best Seller, 2015.

________. O 8º hábito: da eficácia à grandeza. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DIAS, V. L. L. A inclusão só se faz bem com o coração. Arqueiro: revista do INES, Rio de Janeiro, v. 7, 2003.

FREIRE, Serrano. Seja o Professor que você gostaria de ter. 4ª ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1996.

________. Inteligência Social: a ciência revolucionária das relações humanas. 1ª ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.

GRANT, Adam. Originais: como os inconformistas mudam o mundo. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

IGNARRA, Carolina; CONTRI, Tabata; BATHE, Raphael. Inclusão: conceitos, histórias e talentos das pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2009.

KRZNARIC, Roman. O poder da empatia: a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo. 1ª edição. ? Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

KUBRUSLY, Ricardo S.; CARRANCHO DA SILVA, Angela; NEMBRI, Armando Guimarães. O autoengajamento do novo educador: uma atitude consciente de transcendência dos modelos excludentes. Trabalho apresentado no Scientiarum Historia V. Rio de Janeiro, RJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ. 2012.

LABORIT, Emmanuelle. O grito da gaivota. 8ª edição. Lisboa: Editorial Caminho (Leya), 2013.

LIMA-RODRIGUES, Luzia. et al. Percursos de Educação Inclusiva em Portugal: dez estudos de caso. Cruz Quebrada, Portugal: Edição Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. 2007.

LIPP, Marilda. O stress está dentro de você. São Paulo: Editora Contexto. 2004.

LOVELOCK, James. Gaia: alerta final. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010.

MAFFESOLI, Michel. O tempo retorna: formas elementares da pós-modernidade. São Paulo: Forense Universitária, 2012.

_________. No fundo das aparências. 4ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2010.

MORIN, Edgar. Os Setes Saberes necessários à Educação do Futuro. 8. ed. ? São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003.

NEMBRI, Armando Guimarães. Século XXI: A Redenção... Capítulo 17, pág. 184. In: A Educação no Âmbito do Político e de suas Tramas 2. Organizador: Willian Douglas Guilherme. ? Ponta Grossa, PR: Atena Editora, 2019.

_________. Do Silêncio aos Caminhos e Descaminhos de Doutores e Doutorandos Surdos: A ?Fala? sem Eco num Mundo Ouvinte. Tese. Programa de Pós-Graduação ? História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia ? HCTE/UFRJ, Linha de Pesquisa: Historicidade de Saberes Tecnocientíficos no Brasil (Linha de Pesquisa Anterior: Epistemologia, Lógicas e Teorias da Mente). Rio de Janeiro, 2016.

_________. O Cotidiano Escolar do Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos ? INES: um olhar avaliativo. 105 f. Dissertação (Mestrado em Avaliação de Sistemas, Programas e Instituições) ? Fundação CESGRANRIO, Rio de Janeiro, 2011.

OLIVEIRA, Maria Helena Barros, TELES, Nair e CASARA, Rubens Roberto Rebello. Direitos Humanos e Saúde: reflexões e possibilidades de intervenção. Rio de Janeiro, Editora Fiocruz, 2021. 133 p. (Coleção Temas em Saúde).

OLIVEIRA, Maria Helena Barros et al. Direitos humanos e saúde: 70 anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Reciis ? Revista Eletrônica Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 12(4), 2018.

PACIFICO, João Paulo. Onda Azul: 5 passos para inspirar pessoas e fazer o mundo melhor. São Paulo (SP): Trilha das Letras, 2016.

PRATES, Deborah. Acessibilidade Atitudinal. 1ª edição. Rio de Janeiro: Gramma Livraria e Editora, 2015.

RODRIGUES, David. L L. (Org.) Investigação em Educação Inclusiva. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Volume 2. 2007a.

RODRIGUES, David.; MAGALHÃES, Maria Bibiana (Org.) Aprender juntos para aprender melhor. Fórum de Estudos de Educação Inclusiva. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. 2007b.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação não-violenta. São Paulo: Ágora, 2006.

SÃO PAULO. Convenção da ONU pelos Direitos das Pessoas com Deficiência. Disponível em: Acesso em: 30 jun. 2017.

SILVA, Angela Carrancho da; NEMBRI, Armando Guimaraes. Ouvindo o silêncio: surdez, linguagem e educação. 4ª ed. Porto Alegre: Mediação. 2018.

SOLOMON, Andrew. O demônio do meio-dia: uma anatomia da depressão. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

VIANNA, Marcos Besserman; NEMBRI, Armando Guimarães. Reflexões do Curso de Especialização em meio à pandemia. In: Diálogos sobre Acessibilidade, Inclusão e Distanciamento Social: Territórios Existenciais na Pandemia. Organizadores: Amanda Mendes, Ana Beatriz Vinagre, Annibal Amorim, Eguimar Chaveiro, Katia Machado, Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos e Sonia Gertner. Coordenação Editorial: Annibal Amorim e Katia Machado. IdeiaSUS: Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente; FIOCRUZ ? Escola Nacional de Saúde Pública ? ENSP; Direitos Humanos e Saúde ? ENSP/DIHS; Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão de Pessoas com Deficiência; Universidade Federal de Goiás ? UFG. 2020.