DISCIPLINA DE INVERNO - Avaliação de Instrumentos Multidimensionais Usados em Epidemiologia (ENSP.80.117.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
15
Período:
25/07/2022 a 29/07/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Geral

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 9h 17h

PROFESSORES

Nome
Yara Hahr Marques Hökerberg

EMENTA

"Este é um curso sobre instrumentos e processos de aferição em epidemiologia. Tem perspectiva aplicada, abarcando os passos envolvidos no processo de desenvolvimento de um novo instrumento de mensuração. Por contiguidade, também abarca aspectos relacionados à adaptação transcultural de instrumentos desenvolvidos e consolidados fora no nosso meio social e linguisticocultural. O curso contém 10 sessões presenciais no formato de apresentações via diapositivos (slides) com discussões abertas. Uma parte cobre uma revisão sobre os ?pilares de validade em estudos epidemiológicos? para contextualizar a importância dos processos de mensuração; um debate sobre caminhos a tomar, seja de situações em há necessidade de desenvolver instrumentos novos ou de ?somente? adaptar ferramentas já disponíveis; e introduz os passos envolvidos no desenvolvimento de um instrumento novo. Neste sentido são inicialmente visitados os conceitos de validade e confiabilidade. Também são apresentados os estimadores mais frequentemente utilizados para avaliar confiabilidade. Na sequência, o curso cobre validade de construto ?interna?, visitando várias abordagens e procedimentos tangentes às avaliações de estrutura configural ?congruência teórico-empírica ou pertinência de itens e especificidade fatorial?; métrica ?confiabilidade de itens apreciando cargas e resíduos, redundância de conteúdo apreciando correlações residuais, validade fatorial convergente e discriminante?; e escalar ?intensidade de item, escalabilidade do item e da escala, monotonicidade, cobertura de informação, adequação de agrupamento e invariância de grupos. Seguindo-se a uma seção cobrindo validade de construto ?externa? (via ?teste de hipótese?), na qual se apresenta uma tipologia de abordagens de complexidade crescente, o curso conclui com outra sobre aspectos particulares ao processo de adaptação transcultural.

Categoria: Eletiva - Disciplina de inverno.

Pré-requisito: Noções de inglês, Carta de intenção do candidato, Desejável que o aluno tenha noções de epidemiologia e estatística básica (particularmente, ANOVA). Será avaliada a carta de intenção do aluno. .

Informação sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de SS da ENSP, Alunos de outros Programas de SS da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de SS, Pesquisadores ou Professores que estejam desenvolvendo ou validando instrumentos de aferição .

Vagas: O curso é ofertado em parceria com o IMS/UERJ. Desta forma, serão ofertadas 15 vagas no IMS/UERJ e 15 vagas na ENSP/Fiocruz, totalizando o máximo de 30 vagas. Serão necessários no mínimo 7 e no máximo 30 alunos de ambas as unidades.

A disciplina não ofertará vaga para Estágio em Docência.

BIBLIOGRAFIA

"Brown, T. A., 2015.

Confirmatory Factor Analysis for Applied Research. (2 ed.). New York:The Guilford Press. Pett, M. A.; Lackey, N. R. & Sullivan, J. J., 2003.

Making sense of factor analysis: the use of factor analysis for instrument development in health care research. Thousand Oaks, Ca: Sage Publication Ltd. Reichenheim, M.; Hökerberg, Y. H. & Moraes, C. L., 2014a.

Assessing Construct Structural Validity of Epidemiological Measurement Tools: A Seven-step Roadmap. Cadernos de Saúde Pública, 30:927-939.

Reichenheim, M. E. & Moraes, C. L., 2007a.

Desenvolvimento de instrumentos de aferição epidemiológicos. In: Epidemiologia Nutricional (G. Kac, R. Schieri, & D. Gigante, ed.), pp. 227-243, Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.

Streiner, D. L.; Norman, G. R. & Cairney, J., 2015.

Health measurement scales. A practical guide to their development and use. (5 ed.). Oxford: Oxford University Press.

Wilson, M., 2005.

Constructing measures. An item response modeling approach. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers. "