Fundamentos de Metanálise (ENSP.81.117.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
16/07/2018 a 20/07/2018
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia Geral

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 08:30 16:00

PROFESSORES

Nome
Carlos Augusto Ferreira de Andrade
Evandro da Silva Freire Coutinho
Geraldo Marcelo da Cunha

EMENTA

A metanálise é um desenho de pesquisa que vem sendo utilizado de forma crescente na investigação em saúde. A disciplina tem como objetivos: (i) Apresentar os métodos para obter medidas combinadas, via modelos de efeito fixo e efeitos aleatórios; (ii) Definir heterogeneidade em metanálise, formas de diagnóstico e manejo; (iii) Apresentar os principais tipos de viés em metanálise e maneiras para identifica-los; (iv) Procedimentos para registro de protocolos de metanálise e formato para publicação - PROSPERO E PRISMA. Metodologia: A disciplina será ministrada através de aulas expositivas e atividades práticas com uso de bancos de dados e pacotes estatísticos.

Categoria: Disciplina eletiva de inverno

Pré-requisito(s): Epidemiologia básica (desenhos de estudos, medidas de associação) e Estatística básica (medidas de tendência central e de dispersão, p-valor, intervalo de confiança)

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: alunos de outros programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas stricto sensu da FIOCRUZ; alunos de outros programas stricto sensu.

BIBLIOGRAFIA

Borenstein M, Hedges L, Higgins JPT, Rothstein HR (2009). Introduction to Meta-Analysis. Chichester, West Sussex:John Wiley & Sons Ltda.

Higgins JPT, Green S (2008). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Chichester, West Sussex: John Wiley & Sons Ltd. http://www.cochrane.org/handbook ou http://handbook.cochrane.org