Avaliação Econômica de Tecnologias em Saúde (ENSP.85.109.2)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 30 horas e 1 créditos.

Número de vagas:
10
Período:
09/08/2022 a 27/09/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 13h30 17h
Quinta-feira 13h30 17h

PROFESSORES

Nome
Carmen Nila Phang Romero Casas
Claudia Cristina de Aguiar Pereira
Daniel Savignon Marinho
Paula Mendes Luz
Rodolfo de Almeida Lima Castro
Rosa Maria Soares Madeira Domingues

EMENTA

A disciplina visa introduzir e difundir as avaliações econômicas de tecnologias em saúde utilizando-se de exemplos em doenças infecciosas. Serão abordadas as características básicas das avaliações econômicas (perspectiva, horizonte analítico, etc), os principais modelos utilizados para a condução de um estudo econômico (árvore de decisão, modelo de Markov), e o processo de decisão. Além disso, serão abordados os conceitos de carga de doença e as metodologias usadas para estimar preferências e utilidades. Por fim, falaremos do papel das revisões sistemáticas e meta-análises, do processo de elaboração de diretrizes clínicas, e de boas práticas. Além das aulas teóricas, serão conduzidas aulas práticas em Excel.

Categoria: Eletiva.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão em formato remoto.

Candidatos externos: Serão aceitos Graduados .

Vagas: Mínimo 05 e máximo 10.

A disciplina ofertará 01 vaga para Estágio em Docência e os pré-requisitos são Ser aluno de doutorado, Ter cursado a disciplina de Prática docente.

BIBLIOGRAFIA

Vanni T, Luz PM, Ribeiro RA, Novaes HM, Polanczyk CA. Avaliação econômica em saúde: aplicações em doenças infecciosas. Cadernos de Saúde Pública 2009; 25(12): 2543-2552.

Drummond MF, Sculpher MJ, Torrance GW, O?Brien BJ, Stoddart GL. Methods for the economic evaluation of health care programmes. New York: Oxford University Press; 2005.

Gold MR, Siegel JE, Russell LB, Weinstein MC. Cost-effectiveness in health and medicine. New York: Oxford University Press; 1996.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Área de Economia da Saúde e Desenvolvimento. Avaliação econômica em saúde: desafios para gestão no Sistema Único de Saúde. Editora do Ministério da Saúde, Brasília, 2008. (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/avaliacao_economica_desafios_gestao_sus.pdf)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes Metodológicas: estudos de avaliação econômica de tecnologias em saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, Departamen¬to de Ciência e Tecnologia. ? Brasília : Ministério da Saúde, 2009. (http://200.214.130.94/rebrats/publicacoes/AVALIACAOECONOMICA.pdf)

Silva, LK. Avaliação tecnológica e análise custo-efetividade em saúde: a incorporação de tecnologias e a produção de diretrizes clínicas para o SUS. Ciênc. saúde coletiva 2003; 8(2): 501-520.