Laboratório de Vigilância em Saúde: recriando salas de situação (ENSP.85.116.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
15
Período:
10/10/2019 a 31/10/2019
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Quinta-feira 13:00 17:00

PROFESSORES

Nome
Cláudia Torres Codeço
Raquel Martins Lana

EMENTA

A vigilância de doenças transmissíveis implica desafios contínuos de observação e tomada de decisão em situação de incerteza. O objetivo da disciplina é expor os alunos aos desafios de uma sala de situação em epidemiologia e, por meio de simulados, discutir e propor estratégias de obtenção e análise de dados para vigilância. Os alunos serão levados para conhecer sala de situação da Prefeitura ou do Estado e replicar a experiência em sala de aula. Isso implicará a captação, organização e análise de dados além de metodologia para tomada de decisão na presença de incerteza. Os ambientes infogripe e infodengue/e-vigilancia fornecerão dados de situação para doenças respiratórias e arboviroses.

Categoria: Eletiva

Número mínimo de alunos: 05

Candidatos externos: Serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas stricto sensu da FIOCRUZ; alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu; graduados.

BIBLIOGRAFIA

Almeida Filho, N e Barreto, ML (2011) Epidemiologia & Saude: Fundamentos, métodos e aplicações. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro.

Ministério da Saude (2017) Guia de Vigilancia em Saude , 2a edição.

Giesecke J ()

Publicações da Organização Mundial da Saúde.