Introdução à Epidemiologia (ENSP.80.125.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórico-prática de nível Mestrado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
08/03/2022 a 05/05/2022
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia , Epidemiologia Geral , Epidemiologia, Etnicidade e Saúde , Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 9h 12h
Quarta-feira 9h 12h
Quinta-feira 9h 12h

PROFESSORES

Nome
Cláudia Torres Codeço
Daniel Antunes Maciel Villela
Marina Campos Araújo

EMENTA

Esta disciplina tem por objetivo oferecer ao aluno as bases conceituais introdutórias da epidemiologia, matemática aplicada, estatística descritiva e funcionalidades do programa estatístico R. Os alunos serão expostos a uma situação de saúde pública a partir da qual serão conduzidos ao raciocínio sobre o método epidemiológico e sua aplicação na análise exploratória de dados.

Os principais conteúdos de matemática aplicada abordados serão: sistemas de números; operações numéricas; notação de somatório; solução de equações de uma incógnita e equações com potências; desigualdades e inequações; teoria de conjuntos; operações com conjuntos; o conceito de função; gráficos de funções; a função do primeiro grau. Os conteúdos de epidemiologia serão: distribuição das doenças no espaço e no tempo, medidas de frequência e indicadores de saúde. Os principais conteúdos de estatística serão: análise exploratória de dados usando medidas resumo e ferramentas gráficas. O conteúdo de R inclui: uso do programa como calculadora, leitura de dados, manipulação básica de dados (filtros, agregações), cálculos de indicadores, elaboração de tabelas e gráficos simples.

Essa disciplina serve como um curso introdutório para as disciplinas de Epidemiologia e Estatística.

A estratégia pedagógica envolve atividades presenciais e atividades assíncronas. As atividades assíncronas incluem vídeo-aulas, leitura bibliográfica e execução de exercícios via plataforma moodle. Essas atividades são remotas e não possuem data e horário pré-agendados, porém, são pré-requisitos para as atividades presenciais.

Categoria: Obrigatória para o curso de mestrado e doutorado, 1º semestre de curso: Turmas Mestrado e Doutorado 2022 e Doutorado 2021 segunda entrada.

Pré-requisito: não há.

Informações sobre as aulas: Serão Parcialmente presenciais, as aulas remotas serão pelo aplicativo Zoom e plataforma Moodle.

Candidatos externos: Não serão aceitos.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 30.

A disciplina ofertará 03 vagas para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado, preferencialmente ter cursado a disciplina anteriormente.

BIBLIOGRAFIA

Kleinbaum DG, Sullivan KM, Barker ND. Active Epi Companion Textbook. Second Edition. Ed. Springer. 2013.https://activepi.herokuapp.com/

Gordis, L. Epidemiologia. 4ª. Edição. Rio de Janeiro: Revinter, 2009.

Medronho RA; Carvalho DM; Bloch KV; Luiz RR; Werneck GL (Org.). Epidemiologia. São Paulo: Editora Atheneu, 2 ed., 2009

http://www.ripsa.org.br/vhl/indicadores-e-dados-basicos-para-a-saude-no-brasil-idb/ Villela, D., Matemática aplicada a Epidemiologia ? vídeo aulas, Campus Virtual Fiocruz. Barata, PR e Codeço, CT (2007). Apostila de Matemática Aplicada I (material de curso).

Diez, D.M., Barr, C.D. & Cetinkaya-Runde, M.. OpenIntro statistics. CreateSpace, 2012.

Bussab, W.O. & Morettin, P.A. Estatística Básica. 8a Edição, Editora Saraiva, 2013.

Pagano, M. & Gauvreau, K. Princípios de Bioestatística, Segunda Edição São Paulo: Thomson, 2004.