Epidemiologia - Conceitos e Métodos II (ENSP.81.101.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Mestrado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
14/09/2021 a 11/11/2021
Pré-requisitos:
Epidemiologia - Conceitos e Métodos I
Estatística I
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia , Epidemiologia Geral , Epidemiologia, Etnicidade e Saúde , Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 13:30 16:30
Quinta-feira 13:30 16:30

PROFESSORES

Nome
Letícia de Oliveira Cardoso
Valeska Carvalho Figueiredo
Yara Hahr Marques Hökerberg

EMENTA

Esta disciplina é uma continuação da disciplina de Epidemiologia - Conceitos e Métodos I e tem por objetivo oferecer ao aluno aprofundamento das bases conceituais da Epidemiologia como método de investigação científica indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Serão abordados os seguintes tópicos: Confundimento, Interação e Viés e Aprofundamento dos delineamentos de Estudos Epidemiológicos: experimentais, coorte, caso-controle, seccional, ecológico e revisão sistemática. O conteúdo será abordado por meio de leitura da bibliografia recomendada, aulas teóricas, exercícios em sala de aula e para casa e seminários. Ênfase será dada a trabalhos em grupo e à apresentação para a turma. A avaliação dos alunos será feita por meio de uma prova escrita individual e pela participação em atividades propostas durante a disciplina. É imprescindível a leitura prévia dos capítulos dos livros e artigos indicados nas referências de cada aula. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos desenvolvam um domínio dos conteúdos principais da epidemiologia que possibilitem a compreensão e a leitura crítica de artigos científicos, bem como seu uso adequado na construção de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Procedimentos e avaliação: comporão a avaliação:.

a. participação nas aulas, assiduidade e pontualidade nos encontros síncronos;.

b. participação no debate dos artigos indicados;.

c. prova individual com consulta na data agendada;.

d. apresentação de seminário.

Proposta de composição da Nota final:.

Média ponderada: (a*1 + b*1 + c*5 + d*3)/10.

Metodologia das aulas: .

Para cada tema uma (ou mais) aula será gravada e será disponibilizada para ser assistida com antecedência ao encontro síncrono. O encontro síncrono acontecerá às terças e quintas ? essencialmente entre 13:30h e 15h, para aprofundamento, discussão de artigos e compartilhamento das dúvidas após leitura da literatura indicada. Entre 15:30 e 16:30h, monitores estarão disponíveis para continuar apoiando os alunos. Categoria: Obrigatória para o curso de mestrado, Obrigatória para o curso de doutorado

Pré-requisito: Conhecimentos em uma determinada área. Especifique em outros., Ter cursado e aprovado em Conceitos e Metodos em Epidemiologia 1 (ou similar).

Informações sobre as aulas:> Serão em formato remoto, pelo aplicativo Zoom. Moodle.

Candidatos externos: Serão aceitos candidatos externos a depender do número de alunos em sala de aula.

Vagas: 30vagas.

A disciplina ofertará 02 vagas para Estágio em Docência e o pré-requisito é ser aluno de doutorado, Passar por entrevistas com os docentes da disciplina.

BIBLIOGRAFIA

"Kleinbaum DG, Kupper LL & Morgenstern H. Epidemiologic Research. Principles and Quantitative Methods. Nova York, Van Nostrand Reinhold, 1982.

Rothman KJ & Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Filadélfia, Pensilvânia, EUA, Lippincott-Raven Publishers, 1998.

Selvin S. Statistical Analysis of Epidemiologic Data. 3rd ed. Monographs in Epidemiology and Biostatistics volume 35. Nova York, EUA, Oxford University Press, 2004.

Szklo M & Javier Nieto F. Epidemiology Beyond the Basics. 2nd ed. Sudbury, Massachusetts, EUA, Jones and Bartlett Publishsers, 2007. "