Epidemiologia - Conceitos e Métodos II (ENSP.81.101.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Doutorado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
02/08/2022 a 29/09/2022
Pré-requisitos:
Epidemiologia - Conceitos e Métodos I
Estatística I
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia , Epidemiologia Geral , Epidemiologia, Etnicidade e Saúde , Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Terça-feira 14h 17h
Quinta-feira 14h 17h

PROFESSORES

Nome
Enirtes Caetano Prates Melo
Letícia de Oliveira Cardoso
Valeska Carvalho Figueiredo
Yara Hahr Marques Hökerberg

EMENTA

"Esta disciplina é uma continuação da disciplina de Epidemiologia - Conceitos e Métodos I e tem por objetivo oferecer ao aluno aprofundamento das bases conceituais da Epidemiologia como método de investigação científica indispensável ao estudo da origem, evolução e controle dos problemas de saúde da população. Serão abordados os seguintes tópicos: Confundimento, Interação e Viés e Aprofundamento dos delineamentos de Estudos Epidemiológicos: experimentais, coorte, caso-controle, seccional, ecológico e revisão sistemática. O conteúdo será abordado por meio de leitura da bibliografia recomendada, aulas teóricas gravadas, aulas teóricas síncronas, exercícios e debates em sala de aula virtual e seminários. Ênfase será dada a trabalhos em grupo e à apresentação para a turma. A avaliação dos alunos será feita por meio de uma prova escrita individual e pela participação em atividades propostas durante a disciplina. É imprescindível a leitura prévia dos capítulos dos livros e artigos indicados nas referências de cada aula. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos desenvolvam um domínio dos conteúdos principais da epidemiologia que possibilitem a compreensão e a leitura crítica de artigos científicos, bem como seu uso adequado na construção de suas dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Categoria: Obrigatória para o curso de mestrado, Obrigatória para o curso de doutorado, turmas 2022 e alunos do doutorado 2021 segunda entrada.

Pré-requisito: Ter cursado e sido aprovado em Conceitos e Metodos em Epidemiologia 1

Informações sobre as aulas: Serão presenciais.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de SS da ENSP, Alunos de outros Programas de SS da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de SS.

Vagas: No mínimo 5 e no máximo 30 vagas.

A disciplina ofertará 02 vagas para Estágio em Docência e os pré-requisitos são Ser aluno de doutorado, Ter cursado essa disciplina com grau de aproveitamento A ou B.

BIBLIOGRAFIA

"Kleinbaum DG, Kupper LL & Morgenstern H. Epidemiologic Research. Principles and Quantitative Methods. Nova York, Van Nostrand Reinhold, 1982.

Rothman KJ & Greenland S. Modern Epidemiology. 2nd ed. Filadélfia, Pensilvânia, EUA, Lippincott-Raven Publishers, 1998.

Selvin S. Statistical Analysis of Epidemiologic Data. 3rd ed. Monographs in Epidemiology and Biostatistics volume 35. Nova York, EUA, Oxford University Press, 2004.

Szklo M & Javier Nieto F. Epidemiology Beyond the Basics. 2nd ed. Sudbury, Massachusetts, EUA, Jones and Bartlett Publishsers, 2007. "