Tópicos em Saúde Pública (ENSP.80.103.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Mestrado, com carga horária de 90 horas e 3 créditos.

Número de vagas:
25
Período:
05/03/2018 a 25/06/2018
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia , Epidemiologia Geral , Epidemiologia, Etnicidade e Saúde , Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 09:00 12:00

PROFESSORES

Nome
Elvira Maria Godinho de Seixas Maciel

EMENTA

(1) Apresentar elementos básicos das dimensões histórica, social e epistemológica associados ao surgimento, desenvolvimento e transformação do campo da Saúde Pública. (2) Compreender o contexto de emergência da Epidemiologia Moderna, as mudanças ocorridas nos modos de produção de conhecimento pelo método epidemiológico e suas repercussões nas práticas, políticas e formas de cuidado em saúde. (3) Abordar modelos teóricos e conceitos de campos diversos em uma perspectiva interdisciplinar visando dar bases ao estudo da organização institucional, das políticas de saúde no Brasil e do sistema de saúde brasileiro, bem como alguns de temas referentes ao contexto político, jurídico e institucional do Brasil atual.

Categoria: Obrigatória para o curso de Mestrado

Candidatos externos: serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas stricto sensu da Fiocruz; alunos de programas stricto sensu de outras instituições; graduados. Aulas serão ministradas no Salão Internacional (4ºandar/ENSP). Sala de apoio 406 (4ºandar/ENSP).

BIBLIOGRAFIA

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder, Rio de Janeiro: Graal, 1998, Cap. V O nascimento da Medicina Social, p.79-98; Cap. VI O nascimento do hospital, 99-111 (obrigatória)

__________ O Nascimento da Clínica, Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987

ROSEN, George. Uma história da saúde pública, São Paulo: UNESP/ HUCITEC/ABRASCO, 1994

SNOW, John. Sobre a maneira de transmissão do cólera, São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 1990

JOHNSON, Steven. O mapa fantasma: como a luta de dois homens contra o cólera mudou o destino de nossas metrópoles, Rio de Janeiro: Zahar, 2006

GIOVANELLA, L et al (org) Políticas e sistemas de saúde no Brasil, cebes:2014/2015

Textos adicionais serão disponibilizados no decorrer da disciplina.