Epidemiologia - Conceitos e Métodos II (ENSP.81.101.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Mestrado, com carga horária de 120 horas e 4 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
05/08/2019 a 25/11/2019
Pré-requisitos:
Epidemiologia - Conceitos e Métodos I
Estatística I
Área(s) de Concentração:
Métodos Quantitativos em Epidemiologia , Epidemiologia Geral , Epidemiologia, Etnicidade e Saúde , Epidemiologia das Doenças Transmissíveis

HORÁRIO

Dia Início Fim
Segunda-feira 08:30 12:00
Quarta-feira 08:30 12:00

PROFESSORES

Nome
Carlos Augusto Ferreira de Andrade
José Ueleres Braga
Luiz Antonio Bastos Camacho
Maria de Jesus Mendes da Fonseca
Paulo Nadanovsky
Rosa Maria Soares Madeira Domingues
Valeska Carvalho Figueiredo

EMENTA

Objetivos: Esta disciplina é uma continuação da disciplina de Conceitos e Métodos I. Ao final da disciplina, espera-se que os alunos desenvolvam um domínio dos conteúdos básicos em epidemiologia e compreensão das suas aplicações que permitam uma leitura crítica de artigos, para aplicação em suas dissertações de mestrado e teses de doutorado. Os temas detalhados no cronograma abaixo serão introduzidos em apresentações pelos docentes em sala de aula, aprofundados na leitura da bibliografia recomendada e discutidos em apresentações em sala de aula. Textos e outros materiais instrucionais serão disponibilizados no dropbox. A avaliação dos alunos será baseada na pontuação combinada de duas provas escritas, na participação nas discussões de grupo (frequência, pontualidade, realização prévia do exercício) e em dois exercícios propostos no decorrer da disciplina. Estes dois exercícios com aplicações dos métodos apresentados e serão entregues para avaliação individual em datas a serem anunciadas oportunamente.

Categoria: Obrigatória para os cursos de mestrado e doutorado

Pré-requisitos: Conceitos e Métodos I e Estatística I

Candidatos externos: Serão aceitos alunos dos programas stricto sensu da ENSP; alunos de outros programas stricto sensu da FIOCRUZ; alunos de outros programas de pós-graduação stricto sensu.

BIBLIOGRAFIA