Modelagem baseada em agentes aplicada à epidemiologia em saúde pública (ENSP.82.146.1)

DETALHES

Disciplina de natureza Teórica de nível Mestrado, com carga horária de 60 horas e 2 créditos.

Número de vagas:
30
Período:
27/02/2023 a 03/03/2023
Pré-requisitos:
Sem pré-requisito.
Área(s) de Concentração:
Sem área de concentração.

HORÁRIO

Dia Início Fim
Todos os dias 9h 16h

PROFESSORES

Nome
Andrey Moreira Cardoso
Cláudia Torres Codeço
Leandro Martin Totaro Garcia
Marilia Sá Carvalho

EMENTA

Objetivo: Ao término deste curso, os estudantes deverão ser capazes de (a) descrever o que é e os principais elementos da modelagem baseada em agentes, e quando é adequado utilizá-la; (b) explicar em que situações e como a modelagem baseada em agentes pode ser usada para a pesquisa e ação em saúde pública; (c) e entender os passos para a construção de modelos baseados em agentes robustos e rigorosos.

Conteúdos: introdução a sistemas complexos; modelagem baseada em agentes para sistemas complexos; exemplos de modelos baseada em agentes em epidemiologia e saúde pública; introdução ao NetLogo; especificações de um modelo baseado em agentes; programação de um modelo baseado em agentes; verificação e calibragem de modelos; análise de consistência e sensibilidade; experimentos e análise de resultados.

Dinâmica: o curso será primariamente baseado em atividades práticas usando o aplicativo especialista NetLogo, de acesso gratuito. Em um processo guiado pelos instrutores, os estudantes serão introduzidos aos princípios, conceitos e etapas de construção e análise desse tipo de modelo enquanto realizam tarefas práticas que culminarão com a criação de modelo baseado em agentes simples. O curso contará também com aulas expositivas e leituras.

Avaliação: a avaliação será baseada na participação nas sessões e execução das tarefas práticas.

Categoria: Eletiva - Disciplina de verão.

Pré-requisito: Não há.

Informação sobre as aulas: Serão 9 encontros em formato Presencial. Sala 501 - 5º andar da Ensp.

Candidatos externos: Serão aceitos Alunos dos Programas de Strictu Sensu da ENSP, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu da FIOCRUZ, Alunos de outros Programas de Strictu Sensu, Alunos de cursos de Latu Sensu.

Vagas: Mínimo 05 e máximo 30.

A disciplina não ofertará vagas para Estágio em Docência. Observação: Disciplina ofertada conjuntamente com os Programas de Saúde Pública e Meio Ambiente e Saúde Pública.

BIBLIOGRAFIA

- Badham J. Agent-based modelling for the self-learner. Available at: https://jbadham.biz/Research/ABMBook/ABMtutorial.pdf.

- Auchincloss A, Garcia L. Brief introductory guide to agent-based modeling and an illustration from urban health research. Cad Saude Publica. 2015;31(Suppl 1):65-78.

- Bonabeau E. Agent-based modeling: methods and techniques for simulating human systems. Proc Natl Acad Sci U S A. 2002;99(Suppl 3):7280-7.

- Badham J et al. Developing agent-based models of complex health behaviour. Health Place. 2018;54:170-7.

- Yang Y. A narrative review of the use of agent-based modeling in health behavior and behavior intervention. Transl Behav Med. 2019;9(6):1065-75.

- Grimm V et al. The ODD protocol for describing agent-based and other simulation models: a second update to improve clarity, replication, and structural realism. J Artif Soc Soc Simul. 2020;23(2):7."